Vertixe Sonora de Espanha, Ensemble Cronopio do México e Maestros de la Escuela Superior de Música y Danza de Monterrey apresentam o resultado do seu trabalho conjunto

“O Festival Vertixe convida o Ensamble Cronopio a participar num exercício conjunto que inclui músicos do México e de Espanha: Cronopio, Ensemble Vertixe Sonora de Espanha e músicos da Escuela Superior de Música y Danza de Monterrey, Nuevo León, México para a criação de um programa que oferecerá seis estreias mundiais de igual número de compositores mexicanos. O projeto conta também com a colaboração do Museo Nacional y Centro de Arte Reina Sofía através do seu programa educativo Tejidos Conjuntivos.

 

Desde seu lançamento em 2011, a Vertixe Sonora realizou um total de 244 concertos e 290 estreias mundiais de 220 compositores de 46 países. Seu reconhecimento internacional permitiu que eles se apresentassem em palcos proeminentes na Alemanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, Itália, México, Portugal, Suécia e Suíça. Em 2016, receberam o Prêmio Martín Codax de Música Clássica Contemporânea e seu trabalho foi registrado nos documentários: Sonutopias (campUSCulturae da Universidade de Santiago de Compostela, 2014), Correspondencias Sonoras (Manuel de él Río, 2013) e La lira del desierto (Manuel de él Río 2020) em comemoração ao 60º aniversário do nascimento do compositor Enrique X. Macías. A discografia do grupo é composta por quatro produções de destaque: CD com as obras finalistas do XXVI Premio Jóvenes Compositores Fundación SGAE-CNDM, o ciclo “Die Wanderung” do compositor Lula Romero gravado para a WERGO, bem como os álbuns “The Dimension of the Fragile”, monográfico do compositor Víctor Ibarra; e “Peripheral Spaces”, monográfico dedicado ao compositor Camilo Méndez, ambos lançados pelo selo NEOS. Desde 2021, a Vertixe Sonora é membro da Sociedade Internacional de Música Contemporânea (ISCM), representando a seção espanhola.

 

O Ensamble Cronopio é o único grupo dedicado à música contemporânea em Querétaro, e um dos poucos existentes na zona central do México. Criado em 2017, com o objetivo de cobrir uma área da oferta cultural no Bajío, o Cronopio Ensamble de Música Contemporânea se dedica à execução de música de câmara contemporânea e à experimentação de diversas linguagens sonoras. É formado por músicos do Bajío e da Cidade do México, de Cuba e do Uruguai. Desenvolveu vários eventos com artistas de múltiplas disciplinas artísticas, onde interagiram e exploraram diversas linguagens que não são abordadas com frequência. Busca resgatar e difundir diversas culturas por meio do uso contemporâneo de seu discurso musical-cênico, procurando causar grande impacto no público por meio de uma linguagem inovadora e acessível a pessoas de qualquer idade. Outra atividade do conjunto tem sido a criação de instrumentos de diferentes materiais para suprir as necessidades de texturas, cores, timbres e possibilidades técnicas que os instrumentos tradicionais não cobrem.

 

A realização desse projeto é apoiada pelo Programa Ibermúsicas por meio de seu apoio à Programação Ibero-Americana, convocatórias 2022.

20 de agosto 18h, Santiago de Compostela, España