Oito artistas sonoros latino-americanos colaborando intensamente e explorando as fronteiras da música experimental. Esta é a premissa inicial de SONDA, um projeto internacional no qual quatro selos e coletivos sonoros se unem para buscar novos cruzamentos criativos.
SONDA é uma proposta de criação colaborativa intensiva de arte sonora e experimental promovida pela Rayo Seco (AR) e Enjambre (AR), em colaboração com TapeLoopLab (CO), Archivo Veintidós (CL) e G.R.U.M.E.L. (AR), com o apoio do Ibermúsicas.
Partindo de um repositório sonoro comum, quatro sondas criativas embarcam num laboratório colaborativo. O repositório contém ondas com materiais diversos: improvisações, registros sonoros, vozes, testemunhos, paisagens sonoras, arquivos, bases, found footage, samplers… A partir daí, SONDA propõe uma viagem de três semanas de exploração de reflexão e co-criação entre artistas, um tempo para intervir, modificar, reeditar, copiar-colar e reinventar. O formato encerra com a participação de quatro artistas visuais de diferentes partes do continente que acrescentarão as suas imagens ao universo sonoro. As quatro sondas são acompanhadas por uma etiqueta diferente e são constituídas pelas seguintes pessoas:
Sonda 1 (acompanhada por G.R.U.M.E.L.)
Fede Urdinez (AR) https://soundcloud.com/planetaurdi
Treilemanco (CL) https://treilemanco.cl/
Artista visual: Anabelala (AR) https://www.instagram.com/anabe_lala/
Sonda 2 (acompanhado por TapeLoopLab)
Valo Aguilera (CO) https://soundcloud.com/valosonoro
Rapo (AR) https://rapofran.com.ar
Artista visual: Malahierba (CO) http://h-i-e-d-r-a.com/
Sonda 3 (acompanhado por Archivo Veintidós)
Camikant (CO) https://soundcloud.com/camilo-cantor-845972804
Menoko (AR) https://menoko.bandcamp.com/
Artista visual: Michelle Gutiérrez (CL) https://www.instagram.com/ichelleartt/
Sonda 4 (acompanhada por Rayo Seco)
Murki (AR) https://soundcloud.com/el-murki
Francisco Moraga (CL) https://soundcloud.com/wundervei_sounds
Artista visual: Facundo Chiesa (AR) https://www.behance.net/facundochiesa
SONDA, nesta primeira edição, quer experimentar novos formatos de intercâmbio, investigação e provocação partilhada: num mundo que incentiva e se afoga na hiperprodução artística/digital e a obsolescência instantânea. SONDA quer propor novas narrativas, novas lógicas de colaboração transversal, uma construção acumulativa a partir de materiais sonoros disponíveis para serem repensados, intervencionados, reformulados… Desta forma, SONDA procura amplificar a noção de circularidade, reciclagem e compostagem nos processos culturais e artísticos.
Este projeto é apoiado pelo Programa Ibermúsicas através das suas Ajudas ao Sector Musical em Modalidade Virtual.
Os materiais resultantes desta primeira edição, bem como o repositório inicial, estarão alojados no site do projeto, http://sonda.cc.
17 de novembro em https://sonda.cc