No dia 22 de Junho, os membros da RIOS realizarão o seu primeiro encontro de partilha de repertório de compositores ibero-americanos com as propostas dos Mtros. Diego Sánchez Haase (Orquesta del Congreso de la Nación, Paraguai) e José Ramírez Duarte (Orquesta Sinfónica Nacional de Paraguay).
No dia 29 de junho, será realizado o primeiro encontro de representantes das áreas de ensino e extensão das orquestras da RIOS e de todos os interessados em aprofundar o tema. Sob a coordenação de Monique Andreis, da Orquestra Petrobras Sinfônica, serão compartilhadas experiências e propostas para a realização de ações conjuntas e apoio aos que necessitarem em um tema crucial para a atividade sinfônica.
A Rede Ibero-Americana de Orquestras Sinfónicas (RIOS) é a organização que conecta as orquestras profissionais da região, sob os auspícios do Programa Ibermúsicas. O seu objectivo é servir de referência para as orquestras sinfónicas da Ibero-América, articulando projectos na região e com o resto do mundo, e levando a cabo uma agenda comum de ações conjuntas para a promoção das instituições e da actividade sinfónica.
A sua missão é promover o desenvolvimento da música sinfónica como prática profissional na região, fomentando a integração e a cooperação institucional, com ferramentas que contribuam para a promoção da música orquestral, o intercâmbio de conhecimentos, a identificação de desafios e a coordenação de agendas.
RIOS é um espaço convergente para as orquestras profissionais ibero-americanas. Os seus membros reúnem-se numa cooperação inclusiva, solidária e consensual com o objectivo de consolidar um espaço permanente de diálogo.
Mais informações em: rios.orquestas@gmail.com