Publica-se “Música e Políticas Públicas para o Desenvolvimento” o livro que contém as Memórias do IV Colóquio de Pesquisa Musical de Ibermúsicas 

Acaba de ser publicado o livro que reúne as memórias do IV Colóquio de Pesquisa Musical Ibermúsicas. Trata-se de uma ferramenta que propicia o encontro e intercâmbio entre a Música e as Políticas Públicas para o Desenvolvimento. Assim, estas memórias que agora são publicadas à disposição do sector musical, se concentram na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos das nossas nações e refletem sobre a integração de grupos sociais em situação de vulnerabilidade, constituindo um valioso instrumento para pensar a arte em geral e a música em particular como poderosos catalisadores de mudanças sociais.

 

O trabalho recém-editado contém:

 

  • Músicas, coletivos e patrimônios: a gestão institucional do patrimônio musical no Chile após a assinatura da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. Agustín Fernando Ruiz Zamora – Chile
  • Arquivo Histórico Musical da Universidade da Costa Rica: bastião do patrimônio musical costarriquenho. Zamira Barquero Trejos – Costa Rica
  • À Fonoteca Nacional: 10 anos de salvaguarda, preservação, pesquisa e divulgação do patrimônio sonoro do México. Guillermo Theo Hernandez Villalobos – México
  • Avanços e desafios na circulação nacional e regional do patrimônio sonoro venezuelano, a partir do desenvolvimento de políticas públicas: casos recentes. José Ángel Viña Bolívar – Venezuela
  • Pesquisa musical e arquivos sonoros: o caso de Cuba. Laura D. Vilar Alvarez – Cuba
  • A indústria da música e os modelos de negócios digitais: desafios para a formulação de políticas. Jose Antonio Alonso Labanca e Diego Traveso – Uruguai
  • Trabalho em arte, trabalho doméstico e precariedade. Análise com enfoque da economia feminista da relação entre as formas de organização e produção das práticas artísticas e o trabalho doméstico e de cuidado. Maria Gabriela Montalvo Armas – Equador
  • Políticas culturais nos países andinos em relação à música popular: os casos do Peru e do Equador. Fernando Arturo Rios Correa – Peru
  • Panama Jazz Festival: do empreendedorismo cultural ao direito nacional em quinze anos. William Robert Herron Mendez – Panamá
  • Plano Nacional da Música para a Convivência: uma política diversificada para a construção da cidadania na Colômbia. Claudia Marina Mejía Garzón – Colômbia
  • Música, educação e cidadania: o papel dos projetos sociais nas políticas públicas de inclusão social no Brasil. Magali Oliveira Kleber – Brasil
  • A promoção da música na Argentina. Esteban Ignacio Agatiello Pinero – Argentina
  • Sons da Terra: «Quando há música, a história muda». A educação musical como ferramenta de desenvolvimento e inclusão social. Eliodoro Fleitas Villar – Paraguai
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