Título del proyecto: Concierto: Percepciones – Canciones hechas por mujeres latinoamericanas
Nombre del artista/agrupación: Las chicharras
País: Costa Rica
Línea de convocatoria: Ayudas al sector musical para la circulación en Iberoamérica
Año de convocatoria: 2023
“Esta proposta destaca a importância de representar as vozes das mulheres na composição de canções folclóricas. Esse processo promove a colaboração e o apoio mútuo entre as mulheres e amplia a representação de suas próprias experiências artísticas, demonstrando um compromisso com a promoção da igualdade e da mudança social por meio da música”.
Assim pensam Las Chicharras: Karol Barboza, Mariangel Matamoros e Karlyn Salazar se conheceram na Escuela de Música Sinfónica de Pérez Zeledón, na Costa Rica, onde iniciaram sua formação musical. Violão, ukulele, cajón peruano, clarinete, flauta e vozes femininas entrelaçam-se para cultivar sua proposta sonora desde 2012. Las Chicharras começou como uma iniciativa que inclui tanto uma abordagem da música popular diversificada da América Latina, criando novas versões de canções tradicionais de seus diferentes países, quanto a interpretação de canções costarriquenhas inéditas. Seu processo criativo se baseia em uma abordagem prática e intuitiva do repertório que, às vezes, se atém ao ritmo ou à harmonia da música original e, outras vezes, é interferido por métricas contrastantes ou rearmonizações, resultando em um som novo que equilibra forma e conteúdo. Dar voz a canções quase esquecidas, perdidas ou desconhecidas, bem como transmitir música com raízes culturais, reflete a paisagem sonora atual da Costa Rica e tem sido um dos objetivos constantes do trio.
A proposta consistia na turnê “Percepciones”, realizada durante o mês de março de 2024 em Madri, Galícia e no norte de Portugal. A iniciativa consistiu em doze concertos nos quais Las Chicharras executaram um repertório de músicas feitas por mulheres latino-americanas – além da apresentação das composições originais do trio – destacando a nobreza de seu lirismo e representando um tributo à cultura latino-americana. Além de suas apresentações ao vivo, foram realizados workshops com estudantes de música sobre ritmos como o calipso e o tambito, ambos elementos típicos da música costarriquenha.
“O apoio fornecido nos permitiu entrar em contato com agentes culturais da região, criando vínculos que possibilitam a realização de experiências semelhantes no futuro. A colaboração com o Ibermúsicas sempre foi excelente e ágil, e ajuda a fornecer uma base de financiamento para desenvolver projetos musicais muito diversos. Para nós do setor musical, muitas vezes é muito caro nos financiarmos exclusivamente com nossos próprios recursos, daí o valor de ter apoio financeiro adicional para gravações em estúdio, produção de eventos – tanto nacionais quanto internacionais -, composição de obras, compilação de música popular e pesquisa e divulgação de sonoridades indígenas”.