Scroll Top

Paty Britez, do Paraguai, apresenta seu projeto “Guaraní Purahèi- Ava Ñe’ẽ, a língua nativa, com história e cultura”, segunda parte

Há uma necessidade de materiais didáticos para o ensino da língua guarani, por isso o projeto “Guaraní Purahèi- Ava Ñe’ẽ, a língua nativa, com história e cultura”, tem como objetivo produzir material didático discográfico e audiovisual, com temas musicais inéditos na língua guarani, destinado a crianças no Paraguai e em toda a América Latina, a fim de divulgar essa língua ancestral latino-americana e, assim, torná-la conhecida em todo o mundo.

 

Os idiomas oficiais do Paraguai são o guarani e o espanhol, sendo o guarani o idioma nativo das comunidades. Mas com o passar do tempo e as guerras que ocorreram no país, o espanhol ganhou força e alguns governos chegaram a proibir o guarani, mas isso não impediu que o idioma continuasse vivo. Hoje, a educação no Paraguai é bilíngue, e o guarani é ensinado nas escolas desde o jardim de infância até o final do ensino médio.

 

Essa proposta foi a vencedora da chamada 2024 do Programa Ibermúsicas na linha de apoio a projetos virtuais.

 

  • Sábado, 5 de abril, 9h30, coletiva de imprensa no Espaço Cultural “Rocemi Arte y Vida”, Itapúa, Paraguai.