Os artistas e pesquisadores brasileiros Adriano Monteiro e Rafaela Pires estarão como pesquisadores visitantes no Ligeti Zentrum para o desenvolvimento do projeto de/re:generação

O Ligeti Zentrum é um centro transdisciplinar de pesquisa sediado na cidade de Hamburgo, Alemanha, que atua na convergência entre arte, ciência e tecnologia. O objetivo desta colaboração é avançar na pesquisa sobre a integração entre materiais bioplásticos e mídias eletrônicas na concepção de uma obra musical cênica multimídia que terá como princípios poéticos os conceitos de degeneração e regeneração.

 

A estreia da obra criada como produto da pesquisa está prevista para junho de 2025 na cidade de Goiânia. Serão realizadas também duas oficinas livres destinada a população em vulnerabilidade socioeconômica de Goiânia: uma delas sobre a confecção de bioplásticos e a outra sobre o design de instrumentos musicais interativos. O projeto de/re:generação conta com o apoio do programa ibermúsicas para residência de artistas e pesquisadores.

 

Adriano Monteiro é professor de composição musical na Universidade Federal de Goiás – Brasil. Suas atividades estão centradas na convergência entre arte e tecnologia, abrangendo domínios como música eletroacústica e computacional, performance audiovisual e instalação multimídia. É bacharel em Composição Musical pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutor em Música pela mesma instituição. Seus trabalhos artísticos e acadêmicos têm figurado em eventos nacionais e internacionais, tais como New York Electroacoustic Music Festival, Sound Kitchen / Prague Quadrennial, International Computer Music Conference (ICMC), New Interfaces for Music Expresssion (NIME), Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), Sound and Music Computing Conference (SMC), Simpósio Internacional de Música Nova (SiMN), Festival Internacional de Música Experimental (FIME), dentre outros.

 

Rafaela Blanch Pires é designer, professora na área de Artes da Cena na Universidade Federal de Goiás e coordenadora do AdaLab/UFG. Desenvolve pesquisa em maquiagem de efeitos especiais, próteses, arte têxtil, figurino, design, luzes interativas e fabricação digital. É doutora em design e arquitetura pela FAU/USP. Em 2015 foi pesquisadora visitante na WSL – TUe em Eindhoven, Holanda. A performance acompanhada de oficina de bioplásticos de amido de mandioca (“We are Seeds”foi apresentada durante a Quadrienal de Praga de Design da Performance em 2023, bem como registros da ação foram exibidos no mapeamento latinoamericano de projetos em biomateriais no Kunstgewerbe Museum em Berlin, na Alemanha (2024). Outras obras em colaboração com Adriano Monteiro como “A Dissolução do Ser” foram apresentadas em sua versão performance de audiovisual ao vivo no Sound Kitchen, em Praga (2023), também no Sesc Paço, Curitiba (2023). A versão instalativa da obra de mesmo título foi exibida no Centro Cultural Octo Marques e Centro Cultural UFG, ambos em Goiânia em 2024.

 

  • 2 de janeiro – 28 de fevereiro no Ligeti Zentrum, Hamburgo, Alemanha