O violinista costa-riquenho Guillermo Salas Suárez apresenta “As quatro estações e os elementos – Ciclos e natureza na música do século XVIII” na Colômbia e nas Honduras

Este projeto consiste num workshop orquestral para estudantes avançados de música clássica ministrado pelo Dr. Guillermo Salas Suárez, especialista em performance histórica. O repertório inclui Le Quattro Stagioni de Vivaldi e Les Élémens de Rebel.

 

Os alunos trabalharão intensivamente, a nível individual e orquestral, os rudimentos da interpretação histórica, seguindo as directrizes estabelecidas pelas fontes históricas e pela investigação musicológica sobre como executar a música de uma forma mais próxima da forma como foi originalmente interpretada.

 

O violinista barroco costa-riquenho Guillermo Salas Suárez atuou com as Orquestras Barrocas de Atlanta, Lyra e Carolina do Norte, Apollo’s Fire, The Newberry Consort, Lumedia MusicWorks e Bach Collegium Fort Wayne. Foi concertino convidado da Indianapolis Baroque Orchestra, da American Baroque Opera Company, da Bourbon Baroque e é convidado a dar masterclasses e workshops em todo o continente. Guillermo tem um Doutoramento em Artes Musicais em Performance Histórica pela Case Western Reserve University em Cleveland, EUA, onde estudou sob a tutela da Dra. Julie Andrijeski.

 

Como investigador de música espanhola e colonial, apresentou o seu trabalho nas Universidades de Boston, Indiana e Oregon (EUA) e na Universidad Nacional Autónoma de México. A sua monografia sobre o violino na Espanha do século XVIII vai ser publicada pela Indiana University Press. Educador de performance histórica na América Latina, foi professor no Festival de Música de Santa Catarina (Brasil) e apresentou palestras e workshops para a Academia de Música Antigua de Medellín (Colômbia), a Universidad Nacional e o Instituto Nacional de la Música (Costa Rica).

 

Esta tournée de Guillermo Salas Suárez é apoiada pelo Programa Ibermúsicas através das Ajudas à Circulação, Edital 2023.

 

  • 21 de agosto 19h: Patio Teatro del Claustro Comfama, Medellín, Colômbia
  • 29 de agosto 16h: Conservatorio Nacional Francisco Díaz Zelaya, Tegucigalpa, Honduras
  • 30 de agosto, 19h15: Igreja do Señor de las Mercedes, Santa Lucía, Honduras
  • 31 de agosto, 17h: Parroquia Inmaculada Concepción Cantarranas, Honduras