O SIGMA Projet de Espanha vai realizar a sua digressão internacional comemorativa do 15º aniversário “Dos Horizontes”, com apresentações em dois países da América Latina

Desde 2012, o Projeto SIGMA (chamado de “Arditti do saxofone” pela imprensa musical internacional) vem desenvolvendo uma intensa atividade internacional no campo da pesquisa e criação musical da música contemporânea latino-americana, promovendo e estreando mais de 18 novos quartetos de saxofone, dedicados a eles.

 

Durante 2023, com o apoio do Ibermúsicas, o Projeto SIGMA realizará a sua digressão internacional comemorativa do 15º aniversário “Dos Horizontes”, com dois novos projetos a serem apresentados na América Latina:

 

  • Criação de novos vínculos Espanha-México no âmbito da música sinfónica de concerto, para o qual a Orquestra Filarmónica de Jalisco (considerada uma das principais orquestras do México), com o seu maestro José Luis Castillo, será a primeira orquestra mexicana convidada a realizar esta nova colaboração com o Projeto SIGMA, sendo a obra escolhida o “Concerto para quarteto de saxofones e Orquestra Sinfónica” do compositor Philip Glass, reconhecido internacionalmente como um dos compositores vivos mais influentes e apreciados do planeta.

 

  • Participação do Projeto SIGMA, pela primeira vez, no XII Festival Internacional de Música Sacra de Bogotá, apresentando a estreia na Colômbia da obra “The Fifth Century” para quarteto de saxofones e coro de vozes mistas, do compositor inglês Gavin Bryars, celebrando o 80º aniversário deste compositor e a estreia mundial de “El silencio al rojo gira como un sol”, o novo quarteto dedicado ao SIGMA composto pela compositora colombiana Carolina Noguera, uma das mais importantes criadoras no atual campo da música de concerto na Colômbia.

 

“Dois Horizontes”, propõe-se dar uma visão alargada da cultura musical contemporânea atualmente existente no México e na Colômbia. Com o objetivo de atingir um vasto segmento do potencial público musical de ambos os países e o intercâmbio de conhecimentos e competências técnicas com o coletivo estudantil, estão previstas várias ações pedagógicas com o sistema Iberacademy em Medellín e a Faculdade de Artes da Universidade Javeriana em Bogotá.

 

Paralelamente a estas duas apresentações principais da digressão “Dois Horizontes”, estão previstas várias actividades pedagógicas complementares e concertos paralelos de música de câmara, com o objectivo de gerar debates enriquecedores sobre a nova música criativa com os diferentes públicos presentes.

 

O Projeto SIGMA nasceu em 2007 de uma necessidade muito específica: criar uma formação de referência que fosse um laboratório de investigação musical ao serviço dos compositores; e valorizar a formação de quarteto de saxofones no circuito profissional internacional de música de câmara, com um repertório novo e exclusivo nascido no século XXI. Se o quarteto de cordas foi o agrupamento rainha da música de câmara do século XX, o Projeto SIGMA afirma o quarteto de saxofones como o herdeiro do quarteto de cordas e um agrupamento de música de câmara inovador no século XXI.

 

 

  • Domingo, 1 de outubro, 11h00: XXII Festival Internacional de Música SACRA de Bogotá. Programa: Sonus Gratiae, Auditório Fabio Lozano, Bogotá, Colômbia.
  • Segunda-feira, 2 de outubro, das 9h30 às 12h30: Conversa “Música criativa nos dois lados do Atlântico”. Coordenado por: Carolina Noguera (Colômbia), com a participação de: Helga Arias (Espanha), Moderado por: Juan Camilo Vásquez. Faculdade de Letras-Universidade Javeriana, Bogotá, Colômbia.
  • Terça-feira 3 a quinta-feira 5 de outubro; Oficinas pedagógicas na Iberacademy, Medellín, Colômbia.
  • Sexta-feira, 6 de outubro, 20h: Concerto com a Orquestra Sinfónica da Iberacademia, Teatro Metropolitano de Medellín, Colômbia
  • Domingo, 8 de outubro, 12h: Leonora (oratório Sonámbulo en las Tierras de España) de Érika Vega e Alberto Cornejos. Auditório do Museo Universitario, Insurgentes Sur 3000.
  • Sábado, 18 de novembro, 23h: Concerto no 35º Festival Internacional de Música de Morelia, México.
  • Quinta-feira, 23 de novembro, 20h: Concerto com a Orquesta Filarmónica de Jalisco. Direção: José Luis Castillo, Teatro Degollado, Guadalajara, México.
  • Sexta-feira, 24 de novembro: Concerto de Câmara SP. Espaço Conjunto Santander, Guadalajara, México.
  • Sábado, 25 de novembro: Concerto de Câmara na cidade de Xalapa, México.
  • Domingo, 26 de novembro, 12h: Segunda atuação com a Orquestra Filarmónica de Jalisco. Maestro: José Luis Castillo. Teatro Degollado, Guadalajara, México
  • Segunda-feira, 27 de novembro, 19h: Concerto no El Colegio Nacional, Cidade do México.

 

www.sigmaproject.es