Gandhy Rubio é saxofonista, compositor e professor. É licenciado em Música Contemporânea pela Universidad San Francisco de Quito e tem um mestrado em Composição pela Escuela Superior de Música de Catalunya ESMUC em Barcelona. Ao longo da sua carreira, fez digressões pela América do Sul, EUA e Europa. Teve a oportunidade de tocar saxofone com a Banda Sinfónica Metropolitana de Quito, a Orquestra de Jazz do Equador, o Quinteto de Saxofones Marvin Holladay, Yarina, Yurgaky, La Mala Maña, Alanaire (Espanha), David West, Mauricio Vicencio e outros. Em nome do Equador, fez parte do Festival Internacional de Saxofone Peru 2020.
Gandhy Rubio tem-se destacado no campo dos arranjos musicais, trabalhando com artistas como Mariela Condo, Pamela Cortéz, Margarita Lasso, Igor Icaza e Los NIN. Dirigiu e fez arranjos para a Big Band de Cotacachi e a Big Band do Instituto Luis Ulpiano de la Torre.
Foi galardoado com os prémios do concurso do Ministério da Cultura e Património do Equador (IFCI) na edição de 2021 e com o prémio PIM na edição de 2022 na categoria Jazz do SAYCE.
Foi professor de saxofone, arranjo e composição nos conservatórios Franz Liszt e Mozarte, e no Instituto Ulpiano de la Torre.
Em 2022, lançou o EP intitulado “Origen”. Atualmente, está a preparar o lançamento do seu álbum intitulado “Nangulví”, que apresenta composições próprias que integram géneros tradicionais equatorianos com jazz e música moderna, com um formato instrumental composto por saxofone, trompete, clarinete baixo, marimba, vibrafone, piano, contrabaixo, bateria e percussão. A essência da música reflecte a figura do errante que regressa à sua terra, enriquecendo-se com recursos musicais que permitem ao compositor explorar novos caminhos e formas musicais, honrando a sua história enquanto evolui no presente.
- Quinta-feira, 12 de setembro, masterclass na Universidad ICESI
- Sexta-feira, 13 de setembro, 19h: concerto no festival Ajazzgo, Teatro Salamandra