
Coincidindo com a inauguração do PandoraLab, um estúdio-laboratório para ensaios e criações coletivas, o Pandora, grupo brasileiro de violão percussivo vinculado ao CNPq e à Escola de Música da UEMG, promoverá uma residência artística com a compositora japonesa Nanao Yamada. Coordenado pelo Prof. Stanley Fernandes, o grupo busca expandir o repertório percussivo para violão, desenvolver pedagogia contemporânea e criar protótipos do instrumento, em parceria com luthiers mineiros.
Nanao Yamada comporá uma obra-instalação inédita, explorando os violões percussivos do grupo e dialogando com a cultura brasileira e japonesa
Nanao Yamada é compositora japonesa nascida em 1997. Ela estudou em composição na Faculdade de Música de Kunitachi, onde recebeu seu grau de bacharel, mestrado e seu título de doutorado em música espectral. Participou em vários cursos de composição, incluindo um curso de verão em Darmstadt em 2023. Já cursou aulas com os compositores (Kawashima Motoharu, Toshio Hosokawa, Allain Gaussin, Dai Fujikura, Olga Neuwirth, Clara Iannotta, etc). Nos últimos anos, seus trabalhos tem sido apresentados no Japão e ao redor do mundo. Em 2023, iniciou um projeto de co-composição com o objetivo é descobrir novas músicas que não podem ser feitas por conta própria, através da composição conjunta com outros compositores.
O PandoraLab oferecerá diversos recursos instrumentais e tecnológicos para experimentação sonora, incluindo percussões brasileiras e equipamentos de espacialização. A residência contará com visitas ao Circuito Cultural Liberdade e ao Inhotim, além de encontros com compositores locais.
A obra resultante será apresentada em um concerto – performance, integrando outros trabalhos do grupo e colaborando para o intercâmbio cultural Brasil-Japão. O evento será documentado e amplamente divulgado.
O presente projeto foi vencedor da chamada 2024 do Programa Ibermúsicas na linha de “Apoio a instituições para residências”.
- 24 de abril a 16 de maio, Sala do PandoraLab PPG Artes (Rua Paraíba, 232 – Belo Horizonte) e Auditório do Museu Mineiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil