Com o apoio do Programa Ibermusicas, Henrique Portovedo estará a realizar o programa Advanced Studies (CAS) in Contemporary Repertoire Conducting sob orientação de um dos mais experientes e destacados maestros de música contemporânea, Arturo Tamayo, em Lugano no Conservatorio dela Svizzera Italiana, tendo como grupo residente o Ensemble 900 Presente.
O projeto artístico decorrente desta formação compreende a realização de dois concertos pelo Ensemble Momentum UA, juntando a celebração do centenário do nascimento de Pierre Boulez à estreia de obras de jovens compositores portugueses, selecionadas a partir de um “call for scores”. Deste modo procura-se fomentar uma dinâmica educativa e de proximidade com a música contemporânea enquanto elemento de pedagogia estética.
A partir do seu percurso enquanto instrumentista, sobretudo no que toca à interação entre performer e compositor no desenvolvimento de obras musicais, mais recentemente, Henrique Portovedo tem desenvolvido projectos através da direção de ensembles de música contemporânea.
Esse projeto recebeu apoio do Programa Ibermúsicas por meio de sua linha de “Auxílio à especialização e ao aperfeiçoamento artístico e técnico”, chamada para candidaturas 2024.