Andrés Noboa é compositor, arranjador, intérprete e professor. Sua busca criativa transita entre as linguagens popular e acadêmica. Ele fará um programa intensivo de estudos coordenado e avaliado pelo renomado compositor e educador argentino Diego Schissi em Buenos Aires.
O curso inclui um componente de análise técnica de obras fundamentais do repertório para o formato, um componente de levantamento e desenvolvimento do material folclórico escolhido e a avaliação no processo de composição de obras originais para quarteto de cordas como resultado do curso.
O quarteto de cordas é um dos formatos de música de câmara mais exigentes do ponto de vista da composição musical. As exigências contrapontísticas são típicas de um conjunto em que nenhuma das quatro vozes é subordinada. Esse diálogo constante entre os instrumentos de corda e sua interdependência para sustentar o tecido musical requer uma profunda atenção aos detalhes do que está escrito na partitura e, ao mesmo tempo, uma escuta atenta ao que surge apesar da partitura. O repertório desenvolvido para quarteto de cordas sempre demonstrou uma flexibilidade notável em relação às idiossincrasias de cada compositor. Essa versatilidade de recursos é o que aprofunda e complica a busca por uma linguagem própria dentro desse formato.
Como compositor e produtor, Andrés Noboa realizou uma multiplicidade de projetos ao longo de uma carreira de mais de 20 anos que, apesar de suas diferentes linguagens e formatos, mantiveram a sensação predominante de busca. Seja com conjuntos de grande escala, como a La Orquesta Interbarrial, ou com conjuntos de câmara, como a Sinfonía de los Conjuros, a música se expandiu com o diálogo entre o rigor da palavra escrita e a riqueza sonora e gestual das linguagens populares.
Diego Schissi, ao longo de sua prolífica carreira como compositor, arranjador e professor, foi apresentado e gravado por uma grande variedade de formatos, incluindo orquestras sinfônicas, quartetos de cordas, vocalistas e conjuntos de jazz. Sua carreira solo começou em 2008 e é com seu grupo Diego Schissi Quinteto que ele consolida seu nome como uma das vozes composicionais mais poderosas da nova geração do tango. Sua premiada discografia inclui arranjos do repertório da história do tango e um amplo catálogo de composições originais. Seu estilo habita a tradição do tango, a inovação do jazz e elementos da música de câmara contemporânea. Ele leciona em renomadas universidades e instituições educacionais argentinas.
Esta proposta de Andrés Noboa foi premiada pelo Programa Ibermúsicas em sua convocatória 2023 na linha de Ajudas à Especialização do Setor Musical.
- De março a agosto, na Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina