O maestro Francisco Varela apresenta seu trabalho monográfico sobre a obra de Eduardo Grau

Com uma equipa internacional, o novo disco editado pelo Naxos aborda a obra de Eduardo Grau numa importante aproximação ao repertório do compositor espanhol que desenvolveu a sua carreira na Argentina.

 

Fabio Banegas (piano), da Argentina-EUA; Francisco Varela (direção), da Argentina; Simon Reitmaier (clarinete), da Áustria; Jana Jarkovská (flauta), da República Checa; Miklos Zsitha (tímpanos), da Hungria; Ana María Valderrama (violino) e David Fons (viola), de Espanha, juntamente com a Orquesta de Cámara Anima Musicae, reuniram-se no Pannonia Studio, em Budapeste, para gravar um álbum com a primeira gravação mundial de quatro obras inéditas de Eduardo Grau.

 

Francisco Varela, diretor artístico da gravação, juntamente com o Mestre Guillermo Scarabino – colaborador de Eduardo Grau durante a sua residência em Mendoza – e os musicólogos Nilda Vineis e Julián Mosca, do Instituto de Investigação Musicológica Carlos Vega, onde se conserva a produção de Grau, apresentam este novo material com o objetivo de redescobrir e destacar a figura do compositor.

 

Eduardo Federico Guillermo Grau nasceu em Barcelona, Espanha, a 7 de março de 1919. Aos oito anos de idade, mudou-se com os pais para Buenos Aires, Argentina, e dedicou-se ao estudo da música. Ainda muito jovem, enviou as suas primeiras composições a Manuel de Falla, que lhe devolveu a seguinte mensagem: “que o ar passe através da música”. E esse ar, passando pela sua obra, deu-lhe o cunho marcadamente hispânico e profundamente religioso que a caracteriza. Em 1948, instala-se em Mendoza e dedica-se principalmente à investigação e ao ensino no Conservatório de Música e Arte Escénico da Universidade Nacional de Cuyo, mais tarde Escola Superior de Música. As suas obras abrangem uma grande variedade de géneros: música incidental, orquestral, de câmara, coral e para instrumentos solistas, bem como alguns arranjos e orquestrações de obras de outros compositores. Grau foi também um poeta prolífico e apreciado. Em 2002 estabeleceu-se em Adrogué, Buenos Aires, onde faleceu a 4 de janeiro de 2006. Grande parte da sua produção foi doada pelos seus herdeiros e faz parte do património do Instituto de Investigação Musicológica Carlos Vega da Universidade Católica Argentina, cujos membros a catalogaram e digitalizaram. Este catálogo, bem como a lista de materiais de investigação do Instituto (colecções, livros, partituras, documentos, etc.), podem ser consultados em www.iimcv.org.

 

Francisco Varela, maestro, compositor e programador musical, está empenhado em expandir o repertório tradicional e transformar as orquestras da região para enfrentar os desafios do século XXI. Recebeu numerosos prémios e bolsas de estudo, licenciou-se com distinção na Universidade Católica Argentina (UCA) e obteve um mestrado em Direção Orquestral na Universidade Estatal da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Os seus mentores foram Guillermo Scarabino, Gerardo Edelstein, Marta Lambertini, Julio Viera e Pablo Cetta. Teve também formação com Marin Alsop, Harold Farbermann, Charles Dutoit, Pedro Calderón, Jordi Mora e Gerardo Gandini, entre outros. As suas gravações incluem as Variações e Poemas Sinfónicos de César Franck com Fabio Banegas (piano) e a Orquestra Filarmónica Nacional Ucraniana em Lviv para a editora Guild Music (Reino Unido) e a primeira gravação de obras do compositor hispano-argentino Eduardo Grau (1919-2006) com a Orquestra de Câmara Anima Musicae (Hungria) para a editora Naxos Music Group. A música de Francisco Varela foi publicada pela editora Melos e abrange principalmente música instrumental, desde obras de câmara a obras sinfónicas. Como maestro convidado frequente, Francisco Varela aproveita estas oportunidades para apresentar obras novas, esquecidas e encomendadas do rico e único legado musical da sua Argentina natal e da América Latina.

 

Quinta-feira 2 de novembro, 18h, Auditorio Mercedes Sosa do Centro Cultural Borges, Viamonte 525, terceiro andar. Ciudad de Buenos Aires