O maestro Eduardo Ferraudi, da Argentina, compartilha “Escaramujo”, um novo vídeo da estreia das canções de Silvio Rodríguez em arranjo coral pelo Coro Nacional de Cuba

Em maio de 2022, o arranjador, compositor, cantor e regente de coral argentino Eduardo Ferraudi viajou de Buenos Aires, Argentina, para Havana, Cuba, para apresentar seu trabalho como regente convidado do Coro Nacional de Cuba (CNC), dirigido pela Maestra  Digna Guerra. A apresentação foi realizada na Igreja San Francisco de Paula, em Havana Velha, com um programa composto por 13 canções do trovador Silvio Rodríguez, com arranjos corais criados pelo próprio Maestro Ferraudi e com a participação da cantora Ivette Cepeda, como solista convidada. O compositor homenageado esteve presente no concerto como parte do público.

 

A ideia de criar um ciclo de canções sobre as obras de Silvio Rodríguez especialmente para o Coro Nacional de Cuba nasceu de um encontro entre Eduardo Ferraudi e a Maestra Digna Guerra na cidade de Buenos Aires. Ferraudi foi convidado a reger um concerto em homenagem a Digna Guerra por ocasião de um grande encontro de corais organizado pelo Programa de Orquestas y Coros Infantiles y Juveniles para el Bicentenario (Programa de Orquestras e Coros Infantis e Juvenis para o Bicentenário) realizado na Argentina. Ela encontrou no trabalho de Eduardo Ferraudi uma forma notável e particular de abordar os arranjos corais e a interpretação de obras de origem popular, e teve a ideia de propor a Ferraudi a criação de novos arranjos corais de canções de Silvio Rodríguez.

 

Após o intenso trabalho de criação dos arranjos, Eduardo Ferraudi viajou a Cuba para ensaiar com o Coral Nacional e realizar a estreia das obras. Silvio Rodríguez esteve sempre presente em todas as etapas desse projeto, foi consultado em todos os momentos e também se sentiu muito honrado com essa iniciativa de adotar uma abordagem diferente em seu trabalho.

 

Veja em: https://youtu.be/9_vkARIG2ME