O projeto “O murmúrio do tambor: (Re)descobrindo memórias sonoras afro-argentinas” de Augusto Pérez Guarnieri é uma residência artística e de investigação na República Democrática do Congo, com o objetivo de trocar experiências com músicos, professores e referências culturais locais, promovendo o estabelecimento de uma colaboração educativa que permita (re)conectar as memórias sonoras dos afro-argentinos do tronco colonial com as congolesas, através do género musical ‘candombe porteño’ e outras expressões culturais que através da etnografia possam emergir.
Com sede no Instituto Nacional de Artes (Kinshasa), a única instituição do género na região centro-africana, o projeto inclui trabalho de campo junto das populações locais; workshops sobre música afro-argentina pelo autor do projeto para a comunidade educativa local; e actividades de intercâmbio museológico com o objetivo de gerar redes entre museus argentinos e congoleses para destacar a ligação entre as tradições dos dois países.
Augusto Pérez Guarnieri é Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia Social (FLACSO-Argentina), Professor de Educação Musical (Escuela de Música Popular de Avellaneda), Professor de Batería (Escuela de Arte de Berisso). Trabalha como investigador no Museo de Instrumentos Musicales Dr. E Azzarini (UNLP) e no Instituto de Investigación en Etnomusicología de la Ciudad de Buenos Aires (DGeART).
As suas áreas de interesse são a ligação entre a educação e a música de origem africana e afro-americana (atualmente centrada nas suas etnografias com músicos afro-argentinos, garifunas e da República Democrática do Congo) e as formas rituais e simbólicas nestes contextos.
É fundador e diretor do Centro de Estudios Musicales (La Plata, 1999-2020); professor no Liceo V. Mercante, fundador e secretário da Cátedra Libre de Estudios Afroargentinos y Afroamericanos (Universidad Nacional de La Plata).
É autor dos livros “África en el Aula: una propuesta de educación musical” (Edulp, 2007), “Ubafu: el legado de los abuelos garífunas” (Edulp, 2011), “Palabra(s) de Oünagulei(s): la espiritualidad garífuna de Livingston, Guatemala” (FLACSO, 2018) e de vários artigos na área da etnomusicologia e da antropologia.
Em 2020 recebeu a primeira menção no Prémio “Eduardo Archetti” para a sua tese de mestrado (CAS-IDES), em 2022 a menção honrosa no “XIII Premio Latinoamericano de Musicología Samuel Claro Valdés” (Instituto de Música, U.C.Chile) e em 2024 o Prémio de Musicologia “Casa de las Américas” (Havana, Cuba).