O concurso está aberto a compositores maiores de 21 anos, nascidos em qualquer país da América do Sul, América Central, Caraíbas ou México.
Os compositores podem apresentar até três composições originais, desde que a obra apresentada não tenha sido premiada em nenhum outro concurso.
As obras apresentadas devem responder à orgânica da Sinfonietta de Cayambis, 1(pic)011/2000/2/1/22221; ou seja, flauta dupla piccolo, clarinete, fagote, duas trompas, percussão (dois músicos tocando instrumentos de percussão de mão ou portáteis), piano e cordas (dois músicos no violino I, violino II, viola e violoncelo, e um músico no contrabaixo), e ter uma duração de 13 a 16 minutos. Além disso, devem ser pontuados digitalmente e de execução moderadamente difícil (aproximadamente grau 4 numa escala de seis pontos). Os compositores devem incorporar um ou mais elementos de identidade nacional ou regional, independentemente da forma como entendam estes termos.
O prazo de apresentação é 31 de maio de 2024. O júri nomeado pelo CILASiM seleccionará até quatro composições como finalistas.
As categorias de prémios (e as respectivas dotações financeiras) serão as seguintes:
- Primeiro Prémio (1000 USD)
- Segundo Prémio (500 USD)
- Terceiro Prémio (250 USD)
- Menção Honrosa
Mais informações em: https://www.cilasim.org/composition-competition-s/144.htm