Carlos Carpizo é um guitarrista clássico e de jazz que se formou no Conservatório de Música do Estado do México sob a direção de Sergio Damian Wilson e Luis Octavio Cervantes Pombo. Foi beneficiário do Fondo de Cultura y Arte del Estado de México (FOCAEM) na edição 2014-2015 para o projeto artístico “¡EnterArte mexicano!”, focado na divulgação musical do repertório para guitarra de compositores mexicanos contemporâneos, na sua maioria inéditos. É professor de guitarra clássica no Centro de Iniciación Musical Infantil do Conservatorio de Música del Estado de México.
Em janeiro iniciará o Mestrado em Performance de Guitarra Clássica na Universidade de Alicante, reunindo mestres e intérpretes de diferentes nacionalidades, todos com um elevado nível de desempenho e uma longa carreira artística. Manuel Barrueco, David Russell, Sérgio Assad, Ignacio Rodes, Judicael Perroy, Xavier Díaz-Latorre, Fabio Zanon, Duo Melis, a bailarina Tanja Skok e o neurocientista Víctor Candia vão ensinar e partilhar as suas experiências no Master 2024.
O programa está organizado por cursos, com temas variados oferecidos por cada professor especialista; para mencionar os eixos temáticos mais importantes:
No final do Mestrado, será apresentado um trabalho de investigação individual e uma transcrição musical inédita, que será desenvolvida seguindo o procedimento habitual dos trabalhos académicos universitários, orientados por um professor do Mestrado, que serão gravados e editados pela Universidade.
O trabalho de investigação de Carlos Carpizo incidirá sobre o repertório mexicano do século XIX para piano e guitarra sétima. Peças como Mazurcas, Valsas e Polonaises, de compositores como Tomás León, Felipe Villanueva e Ernesto Elorduy, serão transcritas e adaptadas.
Carlos Carpizo foi beneficiário do Ibermúsicas na linha de ação de Ajudas à especialização e ao aperfeiçoamento artístico e técnico do sector musical – convocatória 2023.