A crítica internacional e os numerosos prémios (Francisco Tárrega, Andrés Segovia e José Ramírez, entre outros) reconhecem o Maestro Ignacio Rode como um dos melhores guitarristas e professores da sua geração. Nascido em Alicante, foi discípulo de José Tomás.
Desde a sua brilhante estreia no Wigmore Hall de Londres em 1986, a sua carreira desenvolveu-se rapidamente, participando em festivais internacionais na maioria dos países europeus, nos Estados Unidos, na América do Sul, na China, no Japão, na Turquia e no Vietname. Actuou nas principais salas de concerto de todo o mundo.
Destacam-se os seus concertos e gravações como solista com a English Chamber Orchestra, Belgrade Philharmonic Orchestra, Hartford Symphony Orchestra, St. Petersburg Camerata, Antalya Symphony Orchestra, Orchestre de Picardie, Zurich Chamber Players, Ho Chi Minh City Symphony Orchestra, Barcelona Symphony Orchestra, Real Filharmonía de Galicia, Palau de Les Arts Orchestra, Madrid Symphony Orchestra, Tenerife Symphony Orchestra e ADDA Sinfónica, entre outras. Realizou gravações para rádio e televisão em vários países europeus e americanos. A sua discografia inclui cinco C’s, com as companhias Opera Tres, Fundación de Música Contemporánea e EMI Classics.
Atualmente, combina o seu trabalho de concertista com o ensino. Professor do Conservatório de Alicante, Ignacio Rodes é diretor académico e professor do Mestrado em Guitarra da Universidade de Alicante. É doutorado em Filosofia e Letras por esta universidade e foi galardoado com o Prémio Juan Andrés de Ensaio e Investigação em Ciências Humanas (2023) pelo seu livro sobre a origem e evolução da técnica da guitarra, editado pela Verbum.
O Festival Internacional de Música “Ximénez Abril”, um evento apoiado por diferentes instituições, como o Ministério da Cultura do Peru e a Comissão Especial do Bicentenário. Conta também com o apoio da Orquestra Sinfónica de Cusco, que fará parte do programa do festival em 2024.
Através de concertos beneficentes, master classes e conferências em diferentes cidades, o festival propõe o resgate, a valorização e a celebração da música dessa figura ilustre da história do Peru.
A vasta produção do compositor académico peruano Pedro Ximénez abril Tirado, composta por mais de 500 obras, apesar de ter sido escrita há um século e meio, pode ser considerada uma novidade, pois foi encontrada em 2004 e só a partir de 2006 foi colocada à disposição do público em vários arquivos e bibliotecas da Bolívia, bem como em colecções privadas.
Pedro Ximénez Abril Tirado (Arequipa 1784 – Sucre 1856) foi, segundo o próprio Bernardo Alcedo, o músico peruano mais importante do seu tempo, e o seu legado tornou-se agora um tesouro a ser resgatado e valorizado. A sua obra é comparável à dos seus pares europeus, como Sor, Aguado e Giuliani ou Mozart. Escreveu 40 sinfonias, 50 missas, quartetos, Divertimentos, Ave Marias, Concertos, e dezenas de obras para diferentes conjuntos instrumentais.
Esta série de actuações do Maestro Ignacio Rodes em Lima e Cusco é apoiada pelo Ibermúsicas através da sua linha de Ajudas ao Sector Musical para a Circulação, convocatória 2023.
- Segunda-feira 1 de julho, 19h: Concerto de Guitarra clássica, Sala Alcedo del Teatro Municipal, Lima, Peru.
- Terça-feira 2 de julho, 10h: Masterclass de Guitarra Clássica, Casa de la Cultura Criolla “Rosa Mercedes Ayarza”, Lima, Peru
- Quarta-feira, 3 de julho, 10h: Masterclass de guitarra clássica, Casa de la Cultura Criolla “Rosa Mercedes Ayarza”, Lima, Peru
- Sexta-feira, 5 de julho, 19h: Concerto da Orquestra Sinfónica de Cusco, Teatro Municipal, Cusco, Peru