Este projeto consiste no resgate, interpretação e divulgação das obras para guitarra solo do compositor latino-americano Pedro Ximenez Abril y Tirado (Arequipa 1784 – Sucre 1856) através de uma digressão de concertos em diferentes cidades do Peru e Equador.
O nome Pedro Ximenez Abril y Tirado está ligado à figura de um músico (violoncelista e guitarrista), compositor e mestre de capela nascido em Arequipa em 1784 e falecido na “Cidade Branca” Sucre em 1856. Redescoberto há pouco mais de duas décadas, como resultado do aparecimento, venda e aquisição de repositórios de partituras de entidades privadas e institucionais, o legado musical deste autor é constituído por fontes manuscritas e publicações feitas durante a vida do compositor, que formam um património histórico-musical hispano-americano composto por um repertório de música litúrgica, sinfónica e de câmara, canções populares (yaraví) e obras para piano solo e guitarra solo.
A literatura para violão solo de Pedro Ximenez Abril y Tirado, em sua maior parte inédita, encontra-se em aceitável estado de conservação, apesar de ter sofrido mutilações, fragmentações e desaparecimentos, o que nos permite testemunhar um perfil representativo de sua produção musical. Está agrupada em colecções e obras que ultrapassam as 200 peças para este instrumento.
Com esta tournée, apoiada pelo Programa Ibermúsicas, Christopher Avilez difundirá a obra materializada no seu álbum “Al pie del volcán” com a obra inédita para guitarra de Pedro Ximenez abril y Tirado, que inclui a obra de grande formato para este instrumento.
- De 20 a 29 de junho: actuações na Universidad Central del Ecuador, Universidad de las Américas, Universidad Católica de Ecuador, Universidad Andina e Casa de la Música.
- Master classes, quatro workshops e quatro concertos.
- De 1 a 6 de julho: concertos de guitarra solo no IV Festival Internacional de Guitarra “Ximenez Abril” em Cusco e Lima, Peru.