O grupo vocal Egeria leva ao México sua proposta “En Terras Despanya”

Procurando contribuir para o intercâmbio musical e cultural entre Espanha e México, Egeria, grupo musical espanhol dedicado à Ars Antiqua, a Universidade Autônoma do México e o Conservatório Nacional de Música do México, realizarão um projeto conjunto interpretativo e pedagógico cujo o objetivo é contribuir para a divulgação do repertório hispânico medieval em terras mexicanas. Com este intercâmbio serão estabelecidas alianças que permitirão o intercâmbio musical entre grupos espanhóis e mexicanos interessados ​​em aprofundar um repertório fundamental para a construção histórica da música acadêmica.

 

Com esta ideia é criada a Aula medieval “En Terras Despanya”, um workshop que pretende constituir um primeiro passo na abordagem ao repertório hispânico medieval, com especial ênfase na polifonia, através de três dos manuscritos mais representativos como: o Códice Calixtino, o Códice de Huelgas e o Códice de Madrid. A Aula Medieval terá três blocos temáticos, que serão desenvolvidos em diferentes sessões, tendo a voz como instrumento principal. Será trabalhado o contexto histórico, as diferentes notações e a análise, levantadas a partir do trabalho prático e em conjunto com os membros da Egeria, na qual serão fornecidas ao aluno as ferramentas básicas para realizar a interpretação do repertório. O ponto culminante da Sala de Aula será a apresentação de um concerto em conjunto com a Egeria, que também apresentará o seu programa En Terras Despanya em diferentes locais da Cidade do México.

 

Egeria é um conjunto vocal especializado na interpretação de música medieval, mais especificamente na polifonia do período Ars Antiqua. O grupo é fruto da iniciativa de Lucía Martín-Maestro e Fabiana Sans, que idealizaram e desenharam o projeto para dar vazão ao seu sonho: fazer música medieval de raiz, do manuscrito ao palco. Com sua obra, Egéria propõe romper as barreiras de um repertório relegado ao esquecimento e maltratado pela história, e redescobri-lo para o nosso contexto contemporâneo.

 

Em homenagem ao viajante que lhes dá o nome, a Egeria apresenta todos os seus programas de concertos como diários de viagem, nos quais realçam a paisagem sonora da Europa medieval, oferecendo a cada ouvinte uma experiência única e individual: a experiência ímpar de descobrir um repertório ligado à essência mais fundamental do ser humano que poucos grupos ousam abordar, de forma honesta e próxima, sempre baseada no rigor da pesquisa e da interpretação histórica.

 

A tournée mexicana de Egeria é possível graças ao apoio do Ibermúsicas através das Ajudas ao Sector Musical para a Circulação, edição 2022.

 

De 18 a 25 de setembro de 2023. Biblioteca Nacional de Música, Sala de Aula Audiovisual e Sala Xochipilli da Faculdade de Música da Universidade Autônoma do México, Conservatório Nacional de Música e Academia de Música Antiga, México, Cidade do México.