O grupo peruano Roda Libre ganhou o prémio especial Brasil Ibermúsicas, edição 2023

O Roda Libre é o único grupo do Peru que trabalha com um repertório de música tradicional brasileira. Tem como objetivo difundir a cultura brasileira através da pesquisa, produção, interpretação e execução musical de diversos estilos de, contribuindo para a inovação dos gêneros musicais brasileiros. A proposta explora ritmos como o samba, o frevo, o maracatú, o baiᾶo, o forró, etc., e compositores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, entre outros, numa perspetiva motivada por um espírito criativo e inovador.

 

O grupo é composto por Lucía Seijas García: flauta, sopros, arranjos, Paul Chávez: violão e Ítalo Bracamonte: pandeiro, percussão, bateria; todos formados pelo Conservatório de Tatuí (SP-Brasil) em música erudita e popular.

 

Um dos principais objetivos de Roda Libre é promover a cultura brasileira através da pesquisa, produção, interpretação e execução musical de diferentes estilos. Também procura promover um novo espaço orientado para actividades artísticas e culturais para reunir novos públicos e partilhar um género tão pouco difundido no Peru. Além disso, busca incentivar vínculos com a cultura musical brasileira e suas correntes em diferentes palcos do mundo, para despertar a sensibilidade musical entre pessoas de países irmãos.

 

O grupo se propõe a participar de encontros, master classes, oficinas de música brasileira e apresentar ao público o espetáculo intitulado “Homenagem a Nico Larrea por Roda Libre” baseado no repertório do compositor peruano Nico Larrea, destacando a conceção da música brasileira a partir de sua experiência como cavaquinista e divulgador da música brasileira no Peru.

 

28 de agosto: Concerto “Así Canta Brasil”, Av. del Ejército 847, Miraflores, Lima, Peru