O grupo equatoriano Humazapas fará uma turnê pelos palcos do México

Cheio de magia e ritualidade, surge o Humazapas, uma proposta dos Andes do Equador que articula sons ancestrais e o contemporâneo em um conjunto de música, poesia, dança, figurinos e visuais, para contar histórias cotidianas que se tornam universais graças ao poder de seu trabalho.

 

O Humazapas nasceu em Cotacachi, na província de Imbabura, e é lá que eles criam uma ponte que une o conhecimento e as tradições das comunidades com às novas gerações. Sua música se conecta com a terra, a natureza e o vínculo que os une a esses elementos por meio da prática artística.

 

O projeto é formado por nove músicos e quatro dançarinos que sustentaram um processo de 10 anos de pesquisa e criação coletiva. Hoje, essa equipe materializa todo esse esforço no lançamento de “Chichu Burru”, o primeiro single de seu próximo álbum “Sara Mama – La música del Maíz”, um álbum que consolida 10 anos de pesquisa e práticas culturais inovadoras ancoradas em fundações comunitárias. A música que compõe o álbum vem dos rituais que o povo Kichwa pratica durante o cultivo do milho. “Sara Mama” em kichwa, é ordenada cronologicamente a partir da música da preparação da terra, germinação, nascimento, oferenda, tempo de grãos tenros até a colheita do milho.

 

A palavra “Humazapas”, traduzida para o espanhol, significa cabeçudo, desgrenhado ou pessoas com muito conhecimento e sabedoria.

 

Graças aos fundos de mobilidade concedidos pelo Programa Ibermúsicas, eles apresentarão a turnê Sara Mama na Cidade do México.

 

  • 1º de novembro: Prefeitura de Xochimilco, México
  • 2 de novembro: Festival do Dia dos Mortos de Barco Utopia, México
  • 4 de novembro: Fiesta Kichwa, Fonoteca Eduardo Mata, Oaxaca, México