Fiesta Mestiza realizará uma exposição e uma oficina de instrumentos andinos da serra equatoriana, que incluirá uma explicação organológica, acompanhada de uma demonstração interpretativa de cada instrumento, os gêneros musicais mais representativos e os personagens populares que acompanham a música, concluindo com uma amostra musical e dança, que permite uma interação e experiência vivencial, já que os instrumentos estarão à disposição dos participantes que poderão interagir e aprender a executá-los de forma didática.
Junto com o grupo musical mexicano “Gorrión Serrano” realizarão um intercâmbio de conhecimentos para conhecer os instrumentos, canções e gêneros musicais do México e do Ecuador. O resultado desta abordagem culminará numa fusão musical baseada em temas musicais dos dois países.
Fiesta Mestiza é formada por Tatiana Arroba e Jaime Lárraga, que trabalham há mais de 20 anos promovendo e divulgando ritmos tradicionais do Equador e da América Latina. Vivem ativamente as tradicionais festas populares, estão em permanente ligação com as comunidades mestiças e indígenas, conseguindo uma troca oral de saberes e conhecimentos permanentes in situ, construindo um processo de autoformação com observações e investigações de personagens, músicas, lugares, costumes e tradições a serem posteriormente recriadas por meio das artes cênicas e da música. Eles contam histórias interpretadas com estilo e carisma especial como uma tarefa de reconstrução da memória e auto-estima social para restaurar o valor de sua identidade.
Fiesta Mestiza realizará sua turnê com o apoio do Programa Ibermúsicas através de suas Ajudas ao Setor Musical para Circulação.
- De 2 a 6 de agosto, Centro Cultural Raíces
- De 2 a 5 de agosto, Centro Cultural José Martí
- De 7 a 10 de agosto, sala de ensaios “Gorrión Serrano”
https://www.facebook.com/fiestamestizaecuador
https://www.youtube.com/channel/UC1Clu7cgPSQw8psEA0utKLQ