O grande violonista argentino Víctor Villadangos dará masterclasses e concertos no Sétimo Acampamento de Violão em Arbeláez, Colômbia

Convidado a participar do Sétimo Acampamento de Violão de Arbeláez, juntamente com outros grandes mestres e professores da Colômbia, México, Paraguai, Peru e Venezuela, Víctor Villadangos dará continuidade ao seu longo e profundo trabalho como violonista de destaque e como um dos professores mais experientes desse instrumento em todo o mundo. Em sua vasta carreira artística, ele se destacou não apenas por sua qualidade interpretativa, sua técnica extremamente refinada e seu som impecável, mas também por unir os dois grandes mundos da prática e do repertório do violão: o da música acadêmica e o da música popular.

 

A comunidade violonística colombiana poderá, mais uma vez, cultivar a troca de conhecimentos, experiências e saberes que é fundamental na fase de formação de qualquer músico. Estar em contato com artistas com uma longa carreira e compartilhar suas experiências de vida e os detalhes de suas carreiras é uma contribuição enriquecedora para o crescimento e o desenvolvimento de jovens músicos.

 

O violonista argentino Víctor Villadangos estudou sob a direção da professora María Herminia Antola de Gómez Crespo no conservatório “Juan José Castro”, graduando-se como Professor Superior de Guitarra. Posteriormente, fez cursos avançados com Eduardo Isaac.

 

Desde 1980, tem trabalhado intensamente como solista e membro de conjuntos de câmara. Apresentou-se na Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, México, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, Noruega, Suécia, Suíça, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

 

Apresentou-se como solista com a Orquesta Sinfónica Nacional de Cuba, Orquesta Filarmónica de Montevideo (Uruguai), Orquesta Sinfónica de la Universidad Nacional de Cuyo, Orquesta Sinfónica Juan de Dios Filiberto, Orquesta Sinfónica Bridas, Orquesta de Cámara Mayo, Orquesta de Cámara de Morón, Orquesta de Cámara Scherzo, Orquesta de Cámara del Museo Romulo Raggio, “Artis la pequeña orquesta”, Cuarteto de Cuerdas de la Universidad Nacional de La Plata, Cuarteto de Cuerdas de Buenos Aires.

 

Vinte e quatro discos compactos lançados como solista, além de sua participação em um grande número de produções de música clássica e popular, são o testemunho de um trabalho frutífero em estúdios de gravação, que inclui a gravação de inúmeras obras inéditas. Em 2000, ele entrou para a lista de artistas que gravam para o selo Naxos.

De 1990 até os dias de hoje, ministrou vários cursos e seminários. Em 1999, recebeu o “Diploma ao Mérito” da Fundação KONEX por seu trabalho artístico durante a última década.

 

O Maestro Villadangos estará presente no Sétimo Acampamento de Violão Arbeláez graças ao apoio do Programa Ibermúsicas através de sua linha de “Apoio à circulação de profissionais da música”, chamada 2024.

 

 

  • 13 a 19 de janeiro, Sétimo Acampamento de Violões, Arbeláez, Cundinamarca, Colômbia