O Foro de Independientes de la Comunidad Andina (FICA) visitará a Colômbia, o Peru, o Equador e a Bolívia em novembro

O Foro de Independientes de la Comunidad Andina (FICA) é um encontro itinerante de profissionais do setor musical promovido pela WIN e pela LatAm Network que será realizado em quatro países: Colômbia, Peru, Equador e Bolívia.

 

O FICA dá continuidade ao trabalho da WIN na cooperação inter-regional, no diálogo e na troca de conhecimentos entre profissionais da América Latina. A reunião itinerante contará com a participação de uma delegação de associações do setor de freelancers da Argentina, Chile e Paraguai. As atividades serão programadas no âmbito da Circulart (Medellín, Colômbia) e da VMF Pro (Lima, Peru), bem como em outros locais no Equador e na Bolívia.

 

Após o sucesso do Foro de Independientes del Cono Sur (FICS) em 2022, que foi o ponto de partida para a criação da associação AMI Paraguai, o FICA visitará quatro novos países para workshops, palestras, apresentações e reuniões de networking. O projeto também organizará uma reunião presencial da LatAm Network, o grupo de trabalho coordenado pela WIN para o setor de música independente na América Latina.

 

Entre os principais objetivos está o de incentivar o associativismo e a criação de redes inter-regionais, promovendo a cooperação, o diálogo e a troca de conhecimentos entre os profissionais do setor musical, com foco especial nas pequenas empresas. Também visa contribuir para o desenvolvimento econômico do setor musical da região e sua integração nas cadeias globais de valor.

 

Noemí Planas, CEO da WIN, comenta: “Um setor independente estruturado é fundamental para que os profissionais e as empresas latino-americanas possam reivindicar um campo de atuação melhor e se integrar às cadeias de valor internacionais. A experiência em primeira mão das pessoas que conseguiram criar associações do setor de música gravada em outros países da região será fundamental para promover a associatividade e a capacitação de profissionais nos mercados da sub-região andina”.

 

Lucas Toriño, presidente da AMI Paraguai, comenta: “O FICS realizado em novembro de 2022 foi, em nosso caso, a maneira mais eficaz de promover o processo de trabalho e, seis meses depois, fundar a AMI PY (Asociación de la Música Independiente del Paraguay). Esperamos que o mesmo aconteça na Comunidade Andina, cujos profissionais logo terão a oportunidade de participar de atividades semelhantes, desta vez, o FICA”.

 

Participarão do FIC: Noemí Planas Varón (WIN, Espanha), Cecilia Crespo (ASIAr, Argentina), Francisca Sandoval Scheggia (IMICHILE, Chile), Fabián Andrés Gonzalez Amado “Tweety González” (ASIAr, Argentina), Lucas Toriño (AMI PY, Paraguai), Mark Guillermo Meyer (AMI PY, Paraguai) e Germán Andrés Torres Medino (IMICHILE, Chile).

 

  • 8-11 de novembro, Circulart, Medellín, Colômbia
  • 14-14 de novembro, VMF PRO, Lima, Peru
  • 16 e 17 de novembro, Quito, Equador
  • 21 e 22 de novembro, Bolivia Musica Awards, Santa Cruz de la Sierra, Bolívia

 

Mais informações em: www.winformusic.com/fics