O Festival Perú Mediterráneo será realizado em Barcelona com a presença de quatro grupos peruanos

Organizado pela produtora Cernícalo, o segundo encontro do festival Perú Mediterráneo terá lugar em Barcelona, Espanha, com a presença dos grupos peruanos vencedores das chamadas de circulação do Programa Ibermúsicas: Encantos Andinos e Buda Pest. Shushupe e Laguna Pai participaram na primeira data do festival.

 

Buda Pest é um grupo formado por Giuliana Origgi (voz), Maribel Tafur (teclado, sintetizadores e batidas) e Ernesto Ankalli Pérez (charango e violão), cuja fórmula musical combina canto coral, harmonias indie, um fundo de eletrónica ambiente e finos vestígios do folclore peruano. As suas canções e visuais são inspirados pela contemplação da natureza, paisagens de tempos passados e lugares escondidos na memória. Tanto o seu imaginário lírico como o seu material visual também se inspiram no real maravilhoso, uma corrente literária latino-americana de meados do século XX relacionada com o realismo mágico. Depois de lançar o seu primeiro EP, Conífera, há dois anos, o quarteto está a preparar o lançamento do seu primeiro álbum, que continuará a basear-se na tradição, instrumentação e sonoridade andinas.

 

Encantos Andinos é um grupo fundado em Lima pelo mestre de charango Jaime Guardia Neyra e pela cantora Pepita García-Miró que deixou um rasto a seguir no seu país, revalorizando a música tradicional andina em perigo de extinção. Atualmente formado por García-Miró (voz), Jaime José Guardia (charango e voz), Andrés Chimango Lares (violino), Fil Uno (cello), Francisco de la Cruz (guitarra e voz) e Chano Díaz Límaco (quena e charango), conotados mestres desta tradição musical peruana, Encantos Andinos mostra a força e a profundidade de uma poesia musical aguardada pelos amantes da cultura andina, chegando aos ouvidos de quem ainda não a conhecia. Dentro de uma bela encenação, esta cativante proposta de resgate da música clássica dos Andes peruanos é carregada de conteúdo poético, e suas raízes musicais remontam a séculos atrás, reunindo diversos estilos de canto. As suas actuações podem incluir um par de mestres da Danza de Tijeras, uma forma de arte ancestral classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

 

 

  • 18 de outubro, 21h Encantos Andinos e Buda Pest na Sala La Nau, Barcelona, Espanha