Ismael Querales é músico, cantor, compositor e pesquisador considerado uma referência na música tradicional venezuelana, com uma vasta gama de trabalhos que lhe renderam recentemente o Prêmio Nacional de Cultura na categoria Culturas Populares.
A influência significativa de seu pai, Teo Capriles, aluno e amigo íntimo do maestro Vicente Emilio Sojo, fez com que, desde muito jovem, ele se cercasse de importantes professores que lhe permitiram adquirir consciência e sensibilidade para o necessário trabalho de pesquisa e promoção da cultura e da identidade venezuelanas em suas diferentes manifestações.
Ele fundou e foi parte integrante do grupo Un Solo Pueblo por mais de 30 anos. Mais tarde, fundou o grupo Venezuela Un Solo Pueblo, que dirige atualmente. Também foi membro de grupos importantes, como Canturía Popular Venezolana, Pasacalle, Rucaneo del Mabil, Grupo Cántaro e Orquesta Típica Nacional. Foi o criador do grupo La Banda de la Bandola com sua proposta musical de jazz mastranto, bem como membro da irmandade musical Los Golperos de Don Pío e Los Salveros del Cerro de la Cruz de Carora.
Ele tem um extenso currículo como acompanhante e solista e é amplamente reconhecido por sua pesquisa atenta sobre as Bandolas Venezuelanas, com as quais estabeleceu uma referência.
Nesta ocasião, em coprodução com o Programa Ibermúsicas, o Ministério do Poder Popular para a Cultura e o Sistema Nacional de Culturas Populares, a proposta musical do maestro Ismael Querales chega à programação da Casona Cultural Aquiles Nazoa para apresentar uma encenação em que se pode apreciar a execução de um dos ritmos mais populares da música tradicional venezuelana: O Joropo, em suas variantes Oriental, Central, Llanero e Guayanés, por meio das Bandolas que correspondem a cada ritmo, com seus próprios e variados cantos e danças, como em uma festa tradicional de um povoado.
“O povo sem arte desaparece nas oscilações da moda”, é o grande ensinamento e lema deste concerto de Ismael Querales, fervorosamente comprometido com a tradição, a herança e o patrimônio cultural dos venezuelanos.
Sexta-feira, 8 de dezembro 15h: Casona Cultural Aquiles Nazoa