O Ensemble Vocal Luna de Cuba actuará na Colômbia

O coro feminino Ensemble Vocal Luna é um grupo de excelência no catálogo da música cubana. Os seus vinte anos de voo artístico sustentado permitem-lhe exibir um trabalho maduro e, ao mesmo tempo, renovado, numa proposta que se distingue pelo requinte das suas interpretações e dos seus membros.

 

O Ensamble Vocal Luna inclui no seu repertório toda a música coral possível para o seu formato: música antiga, clássica e romântica; obras sacras; Natal; música do mundo; peças contemporâneas e, sobretudo, música popular cubana em arranjos a cappella ou com acompanhamento.

 

O grupo é reconhecido pelo seu trabalho de divulgação das criações de compositoras cubanas e internacionais, muitas das quais criaram obras especialmente para este coro. Os seus membros – licenciadas em canto coral, direção coral e orquestral, musicólogas, pedagogas e instrumentistas – oferecem uma proposta que se distingue pela sua brilhante sonoridade e constante experimentação. Cada espetáculo é um momento único em que o meio coral feminino expande as suas fronteiras para além do canto, entrando na expressividade corporal através de novos elementos coreográficos e cénicos.

 

O Ensamble Vocal Luna apresentou-se em palcos nacionais e internacionais selecionados e em eventos corais de renome em Espanha, México, Equador e Venezuela. Produziu dois registos discográficos: Apunte (2005) e Cantos de Cuba y del Mundo (2015). Ganhou duas medalhas de ouro nas Olimpíadas Corais realizadas na África do Sul em 2018.

 

A sua diretora, Maribel Nodarse Valdés, é licenciada em música pela Universidade das Artes (ISA) de Havana, com especialização em direção coral e orquestral. É fundadora do Ensemble Vocal Luna e diretora do coro infantil Allegretto. É professora de direção coral e literatura coral na Escola Nacional de Música.

 

Esta tournée do Ensamble Vocal Luna é apoiada pelo Ibermúsicas através das suas ajudas à circulação, chamada 2023.

 

  • De 17 a 24 de setembro na Colômbia