Em sua terceira edição, o festival internacional de música contemporânea Plurisons, sediado em Belo Horizonte, Brasil, cresceu e sua programação inclui concertos, workshops e master classes para compositores, intérpretes e pesquisadores. Além disso, conta com um novo workshop dedicado a escrever sobre música contemporânea, voltado para críticos e teóricos da música.
Para esta edição, que inclui seis concertos, com obras compostas nos últimos vinte anos, além de várias estreias, o festival contará com a presença do Vertixe Sonora. Graças à colaboração do programa Ibermúsicas, o conjunto galego desenvolverá uma intensa atividade dentro do festival.
Cinco membros do conjunto Vertixe Sonora farão parte desta edição do Festival Plurisons: María Mogas, acordeão; Pablo Coello, saxofone; Alfonso Noriega, viola; Nuno Marques, guitarra elétrica e Diego Ventoso, percussão.
O Festival Plurisons é um festival internacional de música dedicado à criação musical e as novas práticas no campo da música de concerto. Criado em 2022, o festival surge com o objetivo de oferecer um espaço de difusão e reflexão acerca das novas práticas no campo da criação de música contemporânea, através de diálogos e processos de criação conjunta entre intérpretes, compositores e pesquisadores de diferentes países. Ao longo das duas primeiras edições, o festival estreou cerca de 30 obras, e apresentou artistas de França, EUA, Suíça, Inglaterra, Argentina, Alemanha, Taiwan, Japão, Singapura, além de artistas brasileiros de todas as regiões do país. A programação de 2024 inclui concertos, atividades pedagógicas e palestras, visando atingir um público amplo de jovens profissionais, artistas ligados ao campo sonoro e público em geral. O Festival Plurisons é uma realização da Associação Plurisons e da Fundação de Educação Artística e da FLAMA, com o apoio do Conservatório UFMG, Arizona State University, University of Texas at Austin, Programa Ibermúsicas, Instituto de Artes – UNESP, Rádio Inconfidência, Empresa Mineira de Comunicação e do Ministério da Cultura da Espanha.
Desde seu lançamento em 2011, a Vertixe Sonora realizou 244 concertos e fez 290 estreias mundiais de 220 compositores de 46 países. Uma década de produções próprias e concertos em diferentes festivais e ciclos na Espanha. Seu reconhecimento internacional lhe permitiu se apresentar em palcos da Alemanha,
Estados Unidos, França, Hong Kong, Itália, México, Portugal, Suécia, Suíça e África do Sul.
- 15 de julho: Ensaios abertos – Vertixe Sonora
- 16 de julho: Ensaios abertos – Concerto de abertura: Ensemble Plurisons + Vertixe Sonora
- 17 e 18 de julho – Ensaios abertos – Vertixe Sonora e solistas
- 19 de julho: Ensaios abertos – Concerto de abertura: Ensemble Plurisons + Vertixe Sonora
- 20 de julho: Ensaios abertos – Vertixe Sonora
- 21 de julho: Ensaios abertos – Concerto de encerramento – CONFLUENCES: Ensemble Plurisons + Vertixe Sonora