Com o projeto “Notas esquecidas: mulheres na música mexicana”, o Cuarteto de Cuerdas de Bellas Artes, juntamente com a professora María Fernanda Mora Cano, realizará dois concertos, um em Vilagarcía de Arousa e o segundo em La Coruña, na região da Galícia, Espanha. O programa consiste em Quartetto Studio Classico Op. 14 de Guadalupe Olmedo, o primeiro quarteto de cordas escrito no México, e Altar de Muertos de Gabriela Ortiz, uma obra com elementos pré-hispânicos e uma apresentação cênica única. Eles também darão uma conferência sobre a relevância de ambos os compositores em Vilagarcía de Arousa e master classes em La Coruña.
O Cuarteto de Cuerdas Bellas Artes é um conjunto criado na cidade de Xalapa em 2015. Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Música de Câmara “Mateo Oliva”, o segundo lugar no Concurso Nacional de Quarteto de Cordas “La Superior 2017” e o prêmio “Manuel M. Ponce”.
Em 2019, o CCBA se formou no Mestrado em Música em Performance de Quarteto de Cordas na Universidade de Victoria, Canadá, sob a tutela do Quarteto de Cordas Lafayette. Ele também foi orientado por quartetos como Penderecki, American, St. Petersburg, Latinoamericano, Dover, Arianna, José White e músicos como James Ehnes, Paul Katz (Cleveland Quartet), Ivo Jan Van Der Werff (Medici Quartet), Gerald Stanick (Fine Arts Quartet) e Alan Durbec (Carlos Chávez Quartet).
O Cuarteto de Cuerdas de Bellas Artes tem participado de vários festivais no México, Canadá, Estados Unidos, Costa Rica e Brasil.
A professora María Fernanda Mora Cano é formada em Gestão Cultural e Desenvolvimento Artístico pelo Instituto de Cultura e Artes da Universidade Realia. De 2016 a 2021, colaborou com o Quarteto Chroma, com quem coordenou vários concertos e projetos.
Em 2017 apresentou na Universidade da Costa Rica a conferência Homenaje a Gismonti: El Folklor Mexicano en las Salas de Concierto, também foi moderadora da mesa redonda sobre a exposição individual El Centro Único, de Edgar Cano em 2018 e em 2024 ministrou o workshop Procuración de Fondos para Proyectos Culturales de la Secretaría de Cultura de Veracruz.
Ela também colaborou durante a Primeira Temporada de Concertos de 2018 da Orquestra Sinfônica de Xalapa, no departamento de Marketing e Logística, gerenciou a produção da primeira gravação do Chroma Quartet, Chromaswing, e em 2023 foi Gerente de Galeria da Galeria Domínguez y Buis.
Estas atividades do Cuarteto de Cuerdas de Bellas Artes são apoiadas pelo Ibermúsicas por meio de suas Ajudas à Circulação, chamada 2023.
- 14 de novembro: Palestra no Auditório Municipal de Vilagarcía de Arousa, Galiza, Espanha
- 15 de novembro: Concerto no Auditório Municipal de Vilagarcía de Arousa, Galiza, Espanha
- 18 de novembro: Masterclass no Conservatorio de Música de A Coruña, Galiza, Espanha
- 19 de novembro: Concerto no Teatro Rosália de Castro, A Coruña, Galiza, Espanha