Este projeto consiste numa residência artística com o ensemble Arxis especializado em música contemporânea, para a composição de duas peças para ensemble instrumental e voz baseadas nas baladas 17 e 19 do compositor medieval Guillaume de Machaut.
Este exercício de transcrição convida-nos a refletir sobre os afetos gerados pela atualização da música medieval na atualidade, levando-nos a questionar: O que é o “novo”? na música clássica.
Para a composição destas duas peças o compositor resgata o conceito medieval de “Talea” referindo-se a um padrão rítmico que se repete ao longo de uma melodia, e o conceito de “Vórtice” que vem do latim, e expressa um fluxo turbulento ou laminar em rotação em torno de um eixo.
Neste projeto, a ideia do vórtice é utilizada como metáfora do processo de simbiose entre as Baladas de Guillaume de Machaut e a música tradicional do fandango; onde através da repetição melódica e rítmica das secções se pretende gerar um espaço partilhado entre músicas de diferentes latitudes.
Este trabalho pretende explorar como os fragmentos do passado continuam a falar na criação hoje, e as formas como são atualizados através de processos de simbiose, aleatoriedade, repetição, hibridização, entre outros processos de composição.
Leonel Aldino Desena formou-se na Escola Superior de Música INBAL, México, com um mestrado em criação musical contemporânea no Centro de Estudos Musicais do País Basco, Musikene, Espanha.
Esta residência de Leonel Aldino Desena é realizada com o apoio do Ibermúsicas através de suas Ajudas a Compositores para Residências Artísticas, chamada 2023.
- De setembro a outubro na Associação Cultural Aïs / Arxis Ensamble, Espanha
- 12 de outubro, 19h30: Museu a domus, R. Ángel Rebollo, 91, A Coruña