
Essa residência envolve a criação de um dispositivo audiovisual imersivo em estreita colaboração com o conjunto HANATSUMiroir de Estrasburgo. A obra, intitulada Topia III, inclui flauta de contrabaixo, percussão, mídia lo-fi, recursos visuais e eletrônicos ao vivo, com duração aproximada de 20 minutos.
Iván Ferrer Orozco (Cidade do México, 1976) é compositor, performer especializado em mídia eletrônica e designer de computadores musicais. Seu trabalho é desenvolvido nos campos da música contemporânea, experimental, eletroacústica e mista. De 2012 a 2020, foi membro do conjunto Neopercusión e atualmente é membro do Vertixe Sonora Ensemble e do Synergein Project. Trabalha como designer de computadores musicais e sideman com outros grupos, solistas, instituições e artistas na Espanha e no exterior.
Entre outras distinções, em 2021 a International Computer Music Association lhe concedeu o prêmio ICMA Best Music Award. Foi artista em residência na Akademie der Künste Berlin, Hooyong Performing Arts Centre, Conseil des Arts et des Lettres du Québec, MacDowell Colony, Ibermúsicas, Schleswig-Holsteinisches Künstlerhaus, Goethe-Institut, la Residencia de Estudiantes, VCCA, Djerassi, entre outros. Em 2019, foi nomeado membro do Sistema Nacional de Criadores de Arte do México, um reconhecimento que lhe foi concedido novamente em 2024. Entre 2023 e 2024, foi membro do Grupo de Pesquisa Formas de Cultura do Programa de Estudos de Museologia Crítica, Práticas de Investigação Artística e Estudos Culturais do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía.
O HANATSUmiroir foi criado em 2010 pela flautista Ayako Okubo e pelo percussionista Olivier Maurel. Impulsionados pelo desejo de desenvolver um novo repertório e vendo-o como uma ferramenta poética para conectar culturas e práticas, a dupla rapidamente reuniu um grupo mais amplo de artistas, dançarinos, artistas visuais e cenógrafos. Entre pesquisa, criação e repertório, o desejo de criar situações de palco propícias para ouvir a música de nosso tempo de uma maneira diferente levou o conjunto a palcos e festivais em vários países da Europa, Ásia e América do Norte. Ao mesmo tempo, o HANATSUmiroir desenvolve atividades pedagógicas e de extensão que são enriquecidas pelas criações do conjunto em toda a Alsácia. O conjunto também organiza encontros e workshops com compositores, oferecendo oportunidades para novas descobertas musicais.
Essa proposta de Ivan Ferrer Orozco, juntamente com o conjunto HANATSUMiroir, foi escolhida como vencedora pelo Programa Ibermúsicas em sua linha de “Apoio a artistas e pesquisadores para residências”, chamada 2024.
- Residência de 30 de abril a 4 de junho em Estrasburgo, França.
- Estreia em 24 de maio no Espace K, Estrasburgo, França.