Observação sobre o Oriente – criação e estreia de uma nova obra para saenghwang coreano para 17 tubos e quarteto de cordas, é o projeto criativo em residência do compositor mexicano Alejandro Mata.
O projeto compreende a escrita e estreia desta obra em dois andamentos, o primeiro para saenghwang solo e o segundo para saenghwang e quarteto de cordas.
A residência terá lugar entre julho e setembro de 2024 em Nova Iorque, EUA, onde está sediado o ensamble Interwoven, e a solista sul-coreana Gaming Kang, que interpretará a parte do saenghwang. A obra será estreada no Roulette Theatre no final de setembro de 2024.
O ensamble Interwoven é um grupo de câmara cuja missão é trabalhar os sons de diferentes lugares e épocas. O nome do ensemble deriva da ideia de que fazer música é como criar tapeçarias, tecidas com fios que representam e celebram diversas origens, tradições e materiais. O conjunto Interwoven procura assim reunir sons e instrumentos tradicionais asiáticos e misturá-los com os do Ocidente para criar novos horizontes musicais.
Gamin Kang é uma multi-instrumentista, compositora e educadora sul-coreana radicada nos Estados Unidos. O seu trabalho consiste em levar os sons dos instrumentos tradicionais coreanos, como o piri e o saenghwang, a locais onde não são habitualmente ouvidos, a fim de divulgar a sua cultura e património musical.
Alejandro Mata é um compositor mexicano que vive em Genebra, na Suíça, depois de uma longa estadia em França, onde fez parte dos seus estudos musicais. A sua música tem sido interpretada na Europa, Ásia e América, em quase 20 países diferentes. Trabalhou com importantes agrupamentos como o Klangforum Wien ou o Quatuor Béla.