Dentro da estrutura de sua residência artística de três semanas com o Quasars Ensemble em Bratislava, Eslováquia, Igor Maia está realizando várias atividades relacionadas à criação de seu novo trabalho intitulado “Tempo, Terra, Trama” para um conjunto de oito músicos.
O foco da nova obra será o conceito de tempo, explorando abordagens ameríndias, refletindo sobre a relatividade e a passagem do tempo. A obra será estreada em um concerto no Pequeno Estúdio de Concertos da Rádio da Eslováquia. Além disso, o compositor dará uma palestra e um workshop na Academy of Performing Arts in Bratislava.
Igor Maia: compositor e regente nascido em Campinas (1988), é professor adjunto de composição na UFMG desde 2019. Doutor em composição pelo King’s College London (Inglaterra). Premiado em diversos concursos, suas obras foram apresentadas em festivais e concertos na Europa, nas Américas e no Japão.
Quasars Ensemble: fundado em 2008, é um grupo eslovaco reconhecido por sua programação inovadora, que combina música clássica contemporânea com obras raras de épocas passadas. Conhecido por valorizar compositores eslovacos e colaborar com compositores renomados, o ensemble já se apresentou em diversos festivais como o Warsaw Autumn e o Ostrava Days, além de espaços icônicos como o Flagey, em Bruxelas e o Gasteig em Munique.
- 4 de março, 18h15: Workshop en VŠMU, Room 121, 1st floor. Sochova 1, Bratislava, Eslovaquia
- 5 de março, 19h: Concerto do Quasars Ensemble no Studio STVR, Mýtna 1, Bratislava, Eslováquia