Amaury Muro é um cantor, compositor e músico cubano radicado em Madri. Em Cuba, ele fundou o Movimiento de Trovadores Caña Santa e participou de importantes festivais culturais e de Nueva Trova, como o Festival Longina, o Festival Trovándote e Las Romerías de Mayo. Ele vive na Espanha desde 2014 e se tornou parte da cena de cantores e compositores, realizando shows em toda a península e em locais em Berlim e Lyon.
Em 2018, foi o vencedor do festival Festimad, organizado pela comunidade de Madri. Em 2019, ganhou o prêmio do júri no concurso de cantores e compositores “Sabina por aquí”. Em 2020, ganhou o prêmio Ibermúsicas de criação de canções. Em 2021, foi semifinalista do Min Independent Music Awards na categoria Melhor Artista Emergente.
Ele acompanha suas criações no violão e seu repertório abrange gêneros tradicionais cubanos, como son, bolero e chachacha, bem como outros gêneros mais contemporâneos, como pop, rock e reggae.
A Cidade do México será o ponto de partida desta digressão; a Sala Ohalá, um ponto de referência cultural na comunidade de Coyoacán, acolherá a primeira atuação do cantor e compositor e uma conversa sobre o seu processo de composição antes da gravação em estúdio. A digressão continuará com concertos e workshops gratuitos de escrita de canções em Puebla (19/40 Café), Chilpancingo de los Bravo (Foro Escénico de la Mancha), Guadalajara (Tertulia Café y Vino) e terminará novamente na Cidade do México com um concerto de despedida no centro de cantautores el Breve Espacio. A digressão terá uma paragem especial no Centro Cultural Ollin Yoliztli. Amaury Muro foi convidado pelo centro para dar palestras-workshops gratuitas sobre o cancioneiro cubano contemporâneo e a escrita de canções; também dará um concerto na prestigiada Sala Andrea Palma do centro.
Essa turnê de Amaury Muro é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas por meio de suas “Apoio à circulação de profissionais da música”, chamada 2024.
- – 27 de fevereiro – Workshop prático “A tua canção para o estúdio de gravação” e concerto na Sala Ohalá. Cidade do México
- – 28 de fevereiro. Workshop prático “Factoría de canciones”, e concerto no “Café 19/40” em Puebla.
- – 1 de março. Workshop prático “Factoría de canciones”, e concerto no “Foro Escénico de la Mancha”. Chilpancingo
- – 4 de março. Workshop “Canção Cubana Contemporânea”, “Workshop Fábrica de Canções” e concerto no Centro Cultural Ollin Yoliztli. Cidade do México
- – 7 de março. Workshop prático “Factoría de canciones”, e concerto na “Tertulia Café y Vino”. Guadalajara
- – 8 de março. Concerto de despedida no Breve Espacio. Cidade do México