Les Illuminations é uma ópera de câmara contemporânea com música de Benjamin Britten e poemas de Arthur Rimbaud, que nos convida a mergulhar no mundo das luzes noturnas que abrem o caminho para as pessoas nas ruas, loucos nas praças, máquinas alucinógenas. O erotismo da psicodelia se mistura com o amor romântico e a sexualidade proibida. O mundo digital nos deslumbra, nos encanta, nos choca e nos assusta. “Para tornar-se um vidente, o iniciado deve praticar uma alquimia que alcance uma desordem de todos os sentidos”.
O trabalho é uma co-produção entre o Centro Cultural Matucana 100 (Santiago do Chile) e o Centro Cultural Recoleta e utiliza recursos tecnológicos inovadores típicos das artes multimídia.
Andrés Medus participa como tenor, assim como diretor e responsável pela idéia; Laura Daian ao piano, Cecilia Madanes é responsável pela encenação, Hugo Navarro é responsável pelo desenho do cenário, Juan Marco Litrica é o responsável pelo desenho da iluminação e as projeções são de Madanes e Ocho Ojos Producciones.
Andrés Medus é cantor, ator e professor, formado em Artes Musicais pela UNA. Atualmente é aluno de tese da Diplomatura Superior en Música Contemporánea do Conservatorio Superior “Manuel de Falla”, com Graciela Oddone. Estudou com Marta Blanco e Víctor Torres. Ele treinou com Guillermo Angelelli, Ciro Zorzoli, Helena Tritek, Viviana Iasparra e no Panthéatre na França. Foi distinguido por Ibermúsicas, pelo Ministério Nacional da Cultura, pelo Fundo Nacional para as Artes e por Mecenazgo de la Ciudad. Ele cantou no Teatro Colón, Teatro Coliseo, Teatro Nacional Cervantes e Teatro San Martín, entre outros lugares de destaque.
1, 2 e 3 de dezembro 20h00, Centro Cultural Recoleta, Sala Capilla
https://www.m100.cl/
https://www.instagram.com/matucana100/
https://www.instagram.com/elrecoleta/
http://centroculturalrecoleta.org/
https://www.youtube.com/channel/UCxQnLddChQAHxnz5kw8W_hA