O baterista e compositor mexicano Adrian Oropeza vai estar em tournée por Brasil, Chile e Colômbia  com o seu projeto “Drums and new technologies”

Adrián Oropeza participará em vários encontros no Rio de Janeiro, Brasil; Valdivia, Chile e Bogotá, Colômbia com o seu projeto “Tambores e Novas Tecnologias”. No Rio de Janeiro, participará também nas atividades do Ano Duplo México-Brasil com um concerto do seu projeto de jazz, acompanhado por músicos desse país.

 

“Bateria e Novas Tecnologias” é constituído pela apresentação de composições originais para bateria, percussão eletrônica e novas tecnologias, com uma sonoridade, timbre e atmosferas inovadoras que levam o público a experimentar sensações e emoções únicas e singulares.

 

Com uma carreira de mais de três décadas na música e dezoito anos no jazz mexicano, Adrián Oropeza mergulha nas novas tecnologias em busca da experimentação de diferentes formas de interpretação e da descoberta de novas propostas sonoras.

 

A fusão de instrumentos acústicos com novas tecnologias é uma iniciativa de vanguarda e representa uma das tendências mais inovadoras da música contemporânea. A divulgação destas propostas é essencial para a transferência de conhecimentos e para aproximar as novas gerações de músicos da bateria e da utilização das tecnologias como base da formação nestas tendências. Isto irá encorajar e atrair muitas gerações de jovens músicos para este género.

 

As composições são Geometría Mental (bateria e eletrónica) do compositor Rodrigo Sigal; Trance-fusión (bateria e eletrónica) e Puente (Steel Drum, bateria e

Eletrónica) ambas do compositor Francisco Villegas e Zeroth o un robot no hará daño a la música (para bateria e eletrónica) do compositor Josué Collado.

 

Além disso, apresentará a estreia mundial de seis obras para bateria e novas tecnologias encomendadas a mulheres compositoras, as mexicanas Tania Tovar e Paulina A. Monteón e as compositoras colombianas Juliana Ortigoza, Laura Zapata, Catalina Gómez e Luisa F. Pachón, escolhidas durante uma convocatória do Festival en Tiempo Real de Bogotá, um encontro que promove a intersecção entre gênero-sexualidades, som e tecnologia.

 

Esta tournée de Adrián Oropeza é apoiada pelo Ibermúsicas através das Ajudas a la Circulação, chamada para chamadas 2023.

 

  • De 1 a 7 de setembro: Programa de Pós-Graduação em Artes e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO;
  • De 8 a 14 de setembro no Ciclo de Música Electroacústica da Universidad Austral de Chile, com sede em Valdivia.
  • De 15 a 22 de setembro no Festival En Tiempo Real, em Bogotá, Colômbia.