O trabalho de Iván Gutierrez Cachullani pretende colocar à disposição do aluno e do bandoneonista ferramentas padronizadas e organizadas, práticas de dedilhado e posição dos acordes mais utilizados levando em consideração os critérios de uso, conforto e equilíbrio sonoro, facilitando e acelerando o processo. de aprendizado e evitando assim o longo e tedioso processo de “inventar a roda repetidas vezes”.
A primeira abordagem musical da maioria das pessoas ao violão ou ao piano – só para citar dois instrumentos conhecidos – é caracterizada pelo uso de gráficos conhecidos que facilitam ao aluno tocar acordes e melodias de forma idiomática para cada instrumento sem a necessidade de conhecimentos teóricos musicais prévios. Essas ferramentas gráficas não apenas protegem, aproveitam e transmitem o conhecimento empírico da história do uso de cada instrumento, mas também são a razão fundamental pela qual pessoas sem conhecimento prévio de teoria musical (a maioria das pessoas) podem tocar um instrumento e ter uma abordagem amigável com ele em primeira instância.
Iván Gutiérrez Cachullani é formado em Composição e professor de bandoneon. Seu primeiro livro “Bandoneón para compositores: acústica, organologia e escrita idiomática” teve um impacto muito positivo na comunidade musical, pois mais do que atingiu o objetivo de promover a composição para bandoneón e instruir a comunidade amadora em um instrumento de identidade argentina. Este novo livro será apresentado na Escuela Superior de Música de Salta, Argentina.
15 de outubro
https://ivangutierrezcachullani.com/en/
https://www.facebook.com/Ivan-Gutierrez-Cachullani-2024177487649938