O Collegium de Bach de Asunción, o conjunto vocal-instrumental da Sociedade Bach do Paraguai, foi convidado a participar pela segunda vez no famoso BachFest em Leipzig, Alemanha, o maior festival internacional dedicado à música de Johann Sebastian Bach, que terá lugar em Leipzig em junho de 2024.
O conjunto paraguaio, dirigido pelo seu fundador, o Maestro Diego Sánchez Haase, dará três concertos nesta ocasião. Além disso, o conjunto paraguaio assistirá à projeção do documentário Living Bach, que tem como um dos protagonistas a Sociedade Bach do Paraguai e o tenor do Colégio Bach de Assunção, David Portillo.
No âmbito do BachFest em Leipzig, será apresentada pela primeira vez uma peça cantada em guarani, a língua oficial do Paraguai. Para o efeito, o maestro Diego Sánchez Haase compôs o moteto “Kirito ra’aróvo” (À espera de Cristo) para coro a cappella, com textos do escritor paraguaio Javier Viveros. A peça expressa a esperança do ser humano na vinda de Cristo e utiliza uma linguagem musical contemporânea com algumas técnicas de canto estendido.
Este projeto foi premiado pelo Programa Ibermúsicas na linha de Ajudas ao Sector Musical para a Circulação, convocatória 2023.
- Sábado, 8 de junho, 19h30: Concerto BachModal, juntamente com a LeipJAZZig Orkester e o pianista alemão Stephan König, interpretando corais de Bach arranjados em estilo jazz na Markplatz em Leipzig, Alemanha.
- Segunda-feira, 10 de junho, 20h: projeção do documentário “Living Bach” no Cinestar em Leipzig, Alemanha.
- Terça-feira, 11 de junho, 09h30: Concerto com as cantatas BWV 98 e BWV 108 de Johann Sebastian Bach e estreia mundial do motete a cappella em guarani “Kirito ra’äróvo” (À espera de Cristo) de Diego Sánchez Haase e Javier Viveros na St. Pauli Universitätskirche em Leipzig, Alemanha.
- Quarta-feira, 12 de junho, 12h: Concerto na Hauptbahnhof em Leizpig, no âmbito do evento “Música para a Paz”, com obras de J.S. Bach e música de compositores paraguaios.