Mujeres en Ruta é um espaço de intercâmbio de conhecimentos entre as integrantes de Mujeres Haciendo Eco e os líderes da indústria musical nacional e internacional. O objetivo é construir espaços seguros onde as mulheres e as dissidentes possam aprender as melhores práticas para a transformação da realidade de uma forma comunitária.
Este projeto procura também descentralizar o circuito musical no Paraguai, realizando encontros nas cidades vizinhas da capital sob a forma de campos de criação, palestras e masterclasses, com vista à sua expansão a todo o território nacional. Os eixos desta primeira edição são: perspetiva de género, descentralização, construção colectiva e autogestão.
As actividades são gratuitas, com lugares limitados para os inscritos no diretório Mujeres Haciendo Eco. A mostra de encerramento será aberta ao público na cidade de Areguá.
Na sexta-feira, 23 de agosto, terá lugar um diálogo entre artistas e gestores do sector folclórico na cidade de Piribebuy. No sábado, 24 de agosto, realizar-se-ão palestras e workshops na Bioescuela Popular El Cántaro, na cidade de Areguá. As actividades de sábado serão compostas por três partes: Espaços de Reflexão, Espaços de Profissionalização e Espaços de Criação Artística.
No Espaço de Reflexão, Rosana Corbacho, psicóloga clínica e humanista espanhola especializada em Saúde Mental na Indústria Musical, participará num workshop centrado em exercícios de regulação mental e emocional que podem ser aplicados em qualquer momento do processo musical, desde a composição até ao momento da encenação. Ainda neste espaço, haverá aconselhamento sobre boas práticas e gestão na criação de uma associação de mulheres na música, com Carmen Zapata, presidente da Associação de Mulheres na Indústria Musical de Espanha (Associação MIM).
No Espaço Profissionalização, haverá um workshop sobre a criação de um dossier de artista pela equipa de Marketing Cultural do El Inka. Paula Rivera (Argentina) dará uma palestra sobre como estabelecer contactos nos principais mercados musicais da Ibero-América.
No Espaço de Criação Artística, haverá um Laboratório de Criação Colectiva para cantores e compositores dirigido por Pamela Merchán, do Dúo Mapas (Argentina). O encontro será encerrado com um concerto gratuito e aberto ao público do Dúo Mapas e artistas paraguaias.
Esta iniciativa é apoiada por Ibermúsicas através de suas Ajudas à Programação 2023.
- 23 de agosto Piribebuy, Paraguai
- 24 de agosto Areguá, Paraguai