O projeto Brasil Profundo em Ritmos, Tradições e Canções é uma iniciativa da musicista, arte educadora e pesquisadora em cultura popular Nádia Campos, que visa divulgar parte da música brasileira produzida nos sertões, nos rincões que não são muito conhecidas no exterior e estão fora dos circuitos midiáticos convencionais.
O projeto consiste em um concerto e uma oficina com músicas e ritmos do cancioneiro popular tradicional brasileiro, que serão realizados na Casa da América Latina, em Lisboa, Portugal.
O projeto se divide em duas atividades principais:
- Concerto: Nádia Campos interpreta canções tradicionais dos diversos ritmos e tradições do Brasil, como bumba-meu-boi, congada, folia de reis, coco, repentes, modas de viola caipira, cururu, siriri, jongo, catopês, marujadas e batuques. Além disso, apresenta um repertório da música conhecida no interior do país como música de cantoria, que envolve a improvisação de versos em forma de desafio ou louvação. O concerto conta com a projeção de imagens relacionadas às tradições e ritmos apresentados, e com a participação do violonista, multi-instrumentista e diretor musical Guilherme Melo, que acompanha Nádia em diversos instrumentos e voz.
- Oficina: Nádia Campos e Guilherme Melo compartilham com o público um pouco das histórias, dos contextos e das características das tradições e ritmos que compõem o projeto, exibindo imagens, vídeos e fazendo demonstrações práticas com a voz, a percussão corporal e a dança. A oficina tem como propósito estimular a apreciação, a reflexão e a vivência da cultura popular brasileira, além de incentivar a criatividade, a expressão e a interação dos participantes.
Nádia Campos é cantadeira, multi-instrumentista, compositora, pesquisadora, educadora e produtora. Sua voz não tem fronteiras. Caminha aprendendo e soltando trovas de muitas partes. Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. O amor pelas coisas simples lhe conduziu pelas raízes brasileiras e latinas. Percorreu diversos rincões pesquisando ritmos, cantos e tradições. Se apresenta em diversos espaços e encontros de música e cultura popular no Brasil e no exterior. Tem três discos gravados “Porque Cantamos”, “Cantigas de Beira Rio” e “Luz Peregrina”.
Guilherme Melo é multi-instrumentista, compositor e produtor audiovisual. Já trabalhou como arranjador, diretor musical, trilhas para teatro, gravações e espetáculos. Como violonista se apresentou em diversas partes do Brasil e do exterior. Sua produção está intimamente relacionada com a música e a cultura e educação popular.
O projeto Brasil Profundo foi premiado pelo Ibermúsicas através do seu concurso ” Ajudas ao Sector Musical para a Circulação”, chamada 2023.
- 24-25 de maio, Ferrol, Galiza, Espanha
- 26 e 29 de maio, Serra do Courel, Galiza, Espanha
- 2, 6 e 7 de junho, Barcelona, Espanha
- 8 de junho, Saragoça, Espanha
- 15 de junho, Bugarach, Espanha
- 21 de junho, Casa da América Latina em Lisboa, Portugal
- 22 de junho, Porto, Portugal