A pesquisadora portuguesa Magdalena Chambel inicia sua residência de pesquisa na Agro N’Golá, em São João dos Angolares, São Tomé e Príncipe. O projeto tem como objetivo o mapeamento, a documentação e a análise da participação de mulheres no universo musical de São Tomé e Príncipe. Pretende-se identificar os fatores que causam a sua parca presença. O foco principal é dirigido às artistas individuais, atualmente ou recentemente ativas.
Além das entrevistas às artistas de várias partes do arquipélago, será realizado um estudo de caso de pontos de vista das mulheres santomenses sobre a participação feminina nas atividades musicais. Às atividades científicas, juntar-se-ão outras, de caráter sociocultural, educativo e artístico. Com este projeto pretende-se ampliar e multiplicar as vozes das mulheres artistas.
Magdalena Chambel é investigadora investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa, do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral em Bissau e do Centro de Estudos Internacionais do Iscte. Doutorada e mestre em Estudos Africanos pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, licenciada em Etnologia e Antropologia Cultural pela Universidade de Varsóvia e formada em Música pelo Conservatório Nacional de Música. Realizou um projeto de pós-doutoramento em História no LLACAN/CNRS (França). É fundadora da organização santomense Manga-Manga (manga-manga.com), autora do portal Mapa Cultural de São Tomé e Príncipe (cultura.st) e faz parte da comissão editorial da Agenda Cultural de Bissau. Realizou e produziu dois documentários sobre a história das roças em STP. É autora do livro “Dêxa puíta sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe: do colonialismo à independência” (Lisboa, 2022).
Colaboraram neste projeto: José Chambel (fotógrafo), João Carlos “Nezó” (músico, compositor, artista plástico), Grupo de bulauê Nhé Kosso de São João dos Angolares, e o povo de Agro N’Golá, São João dos Angolares
O projeto “Mulheres no universo musical de São Tomé e Príncipe” venceu a convocatória do Ibermúsicas 2024 para Apoio a artistas e pesquisadores para residências.