A canção evoca a celebração que tem lugar no céu quando uma cantora deixa esta terra e se junta à roda celestial junto com todos os ancestrais.
Ao chegar ao céu, São Pedro abre as portas douradas para que as cantoras entrem ao som do tambor e se unam às rodas celestiais. Enquanto isso, aqui na Terra, um legado de agitação e danças cantadas nascem na voz de Mathieu Ruz.
“Eu vou cantar’ um bullerengue
vou repica’ os couros
Para que as cantoras ouçam
que para o céu se foram”
“Roda no céu” é o novo single de Mathieu Ruz, Cantador e Pesquisador da tradição oral do Caribe colombiano, que nos deleita com esta entrega solista em um diálogo com o Bullerengue, prestando homenagem às cantoras que partiram deste plano terreno e que são referências deste género ancestral, construindo uma ponte entre as novas gerações e a herança musical dos territórios afro-caribenhos.
Esta canção, produzida por Mijail Celín “Dj Sisa” para Ultraloide Music Studios em Barranquilla, é vencedora da Convocatória Ibermúsicas 2021 de Criação de Canção, e já está disponível nas plataformas.
Este cantor de 33 anos está comprometido com os gêneros folclóricos tradicionais do Caribe colombiano. Faz música que ajuda a visibilizar o bullerengue junto a seus dois agrupamentos TROPICKUP e TONADA. Sua tarefa é difundir a tradição oral de seus antepassados e salvaguardar o legado cultural de sua região, enquanto se converte em um exemplo para toda uma nova geração de jovens cantores do folclore, mantendo vivas as suas raízes e abrindo portas para que a nossa música seja visível para o mundo.
Pre-Save Plataformas: https://onerpm.link/100461621154
Bandcamp: https://mathieuruz.bandcamp.com/track/rueda-en-el-cielo
Video Lyric: https://youtu.be/80HRYwSuHLU
Instagram: https://www.instagram.com/mathieuruzofficial