Marcepax, do Chile, inicia a sua residência para compositores com o grupo Bahía e o seu diretor, o maestro Hugo Candelario González Sevillano

A artista multidisciplinar Marcepax é uma cantora, atriz, compositora, produtora musical e directora de teatro chilena, que leva adiante uma pesquisa de ritmos afro-latinos e uma mistura musical lúdica, muito eclética e difícil de classificar. O balafon (um instrumento idiofone africano) tem sido fundamental nas suas composições.

 

Marcepax realizará a sua residência para compositores do “Projeto Paxcífica”, tutoría em composição e produção musical no estilo do Pacífico colombiano, com o Grupo Bahía, e o seu mestre fundador, don Hugo Candelario Gonzalez Sevillano”.

 

Com esta tutoria, Marcepax procura aprofundar as raízes musicais afro-latinas, mergulhando nos ritmos do Pacífico colombiano, de mãos dadas com um dos grupos culturais mais emblemáticos deste género: o Grupo Bahía.

 

O renomado grupo caracteriza-se por um compromisso fiel de preservar as raízes, o sentimento e a espiritualidade da música do Pacífico colombiano, através da pesquisa, criação e divulgação desta música, que se caracteriza, em muitas das suas manifestações, pelo uso da marimba de chonta, o “piano da selva”.

 

Esta residência é apoiada pelo Programa Ibermúsicas no âmbito da linha das Ajudas ao Sector da Música para Residências Artísticas, convocatória 2023.

 

  • Mês de junho. Santiago de Cali, Valle del Cauca, Colômbia