MujerESbrújula consiste em um curta-metragem documental com música que encadeia testemunhos de mulheres mexicanas, a partir de uma compilação de breves relatos sobre várias mulheres no México, de diferentes partes do país. Foi criado pela atriz, cantora e compositora argentina Belén Pasqualini, aproveitando sua viagem na referida nação irmã ibero-americana e aparecerá em 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher, como um estandarte erguido por ENES-MORELIA , Escola Nacional de Estudos Superiores da UNAM, Unidade Morelia.
Quais são seus modelos femininos? Que mulheres te inspiram a levantar todos os dias? Quais mulheres você acha que inspiram a levantar todos os dias? Que mensagem você daria para suas irmãs mexicanas? Estas são as perguntas que o projeto atravessa e que serviram de motor para poder ouvir essas vozes mexicanas se expressarem.
O título #MUJEResBRÚJULA nos convida a um jogo duplo, o que significa que as mulheres são elas mesmas um gênero que inspira e direciona: queremos insistir na importância da presença feminina; ter mulheres como referências. Por sua vez, “é” nos convida a pensar em uma pluralidade de mulheres. Portanto, o “é” do título da proposta pode ser lido como o plural de MULHERES ou, separadamente, como o verbo SER: ser mulher implica ser bússola.
8 de março em
https://www.youtube.com/channel/UCXgydscWFKG1nCiHz6jjajw