Ligando a Madeira ao Sul do Brasil, a Norberto Gonçalves da Cruz leva seu espetáculo GAIA ao Mato Grosso do Sul

O concerto GAIA, é uma criação que vem despertar uma reflexão sobre quem somos e o nosso papel no mundo. Na mitologia grega é representada como “Terra mãe”. GAIA é uma viagem através do universo musical de Norberto Gonçalves da Cruz, que traz muitas influências e simbioses entre várias linguagens e tecnologia que mostram “Gaia” em todas as suas cores. É um conceito descritivo das várias perspectivas, sensações e elementos que sustentam a natureza e todo mundo físico, em contraposição, com a visão e forma de como nos colocamos no mundo como seres espirituais.

 

Norberto Cruz, é um músico, compositor e criador, sendo dos mais conceituados bandolinistas portugueses reconhecido internacionalmente. Apresentou-se em salas em todo o mundo como o Teatro Alla Scala (Milão-Itália), Teatro “La Fenice” (Veneza – Itália) exibindo-se sob a direção de maestros como Ricardo Muti e Mitislav Rostropovic, tocando ao lado de músicos internacionais como Plácido Domingo, Andrea Bocelli e Noa. É um dos fundadores do Quinteto a Plectro Giuseppe Anedda, ganhando em 2012 a Medalha de Representação do Presidente da República Italiana.

 

Além de seu trabalho no âmbito da música clássica, em especial no bandolim, sempre teve no seu percurso a vertente da criação e da composição de forma experimental, onde explora outras sonoridades, linguagens e gêneros, tendo no seu histórico musicais como o “Novo mundo” (2008), “Safe”(2019) e “Ezequiel” (2021) entre outros.

 

No Brasil, o projeto contará com a participação da Orquestra Indígena, sob a orientação do maestro Eduardo Martinelli, que juntará as suas sonoridades ao concerto de Gaia, tornando assim esta experiência musical de uma riqueza extraordinária, quer para os artistas envolvidos, quer para o público em geral.

 

A programação deste projeto contempla a realização de três concertos, três formações e uma palestra, enquadradas nos Diálogos Musicais Ibero Americanos (DMI), aqui na sua 2ª Edição, eventos os quais serão agora num formato presencial no território brasileiro e que será também disponibilizado online, criando assim uma continuidade à candidatura anterior da Associação de Bandolins da Madeira ABM, no período de agosto de 2024.

 

A Associação de Bandolins da Madeira (ABM) tem apoio da República Portuguesa |DGArtes; do Governo Regional da Madeira | Secretaria Regional de Turismo e Cultura | Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. Apoio ao projeto: Ibermúsicas. Parceiros: Prefeitura Municipal de Campo Grande (BR), o SESC|MS (BR) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (MS – BR).

 

  • 22 de agosto: Festival de Inverno de Bonito, Bonito, MS, Brasil
  • 24 de agosto: SESC Campo Grande, MS, Brasil
  • 28 de agosto: Festival ao Encontro da Música Clássica, Campo Grande, MS, Brasil