Las Pibas Producen é uma comunidade que reúne um conjunto de vontades transfeministas. Propõe-se como uma rede plural, heterogênea e transfronteiriça. Em 2018, um grupo de artistas e produtoras residentes na cidade de Barcelona criou Las Pibas Producen com o objetivo de quebrar os estereótipos de género que limitam a participação de mulheres cis, lésbicas, trans, travestis e não binárias na indústria cultural. Para o efeito, começaram a organizar eventos com um programa destinado a tornar visíveis as vozes das identidades acima mencionadas e também a procurar torná-los espaços de encontro respeitosos, livres de violência sexista e de atitudes racistas e classistas.
Graças ao trabalho colectivo e ao activismo, o projeto consolidou-se na cena local e, até à data, mais de 300 artistas e 10.000 espectadores participaram nos eventos que organizaram. Em 2019, Las Pibas Producen Córdoba foi formada na Argentina com o mesmo espírito e em 2022 na cidade de Buenos Aires.
BARBI RECANATI é uma compositora, cantora e guitarrista de rock, post punk, new wave, de Buenos Aires, Argentina, nomeada 2 vezes para o Grammy Latino. Para além da música, é criadora do podcast e do livro sobre histórias invisíveis do rock Mostras del Rock e fundadora da editora feminista Goza Records. Chega a Barcelona para atuar em formato electro duo com a sua parceira Lux Raptor.
PAULA TRAMA é uma poeta, musicista e produtora musical de Buenos Aires, Argentina. Lançou vários álbuns de estúdio a solo e também com as suas bandas Los Besos e Susi Pireli. Publicou vários livros de narrativa e poesia e dá workshops de escrita de canções. Partilhou o palco com artistas como Marilina Bertoldi, Javiera Mena, Barbi Recanati, El mató a un policía motorizado, entre outros. Em 2022 atuou pela primeira vez em Barcelona, Madri e Bilbao, cidades às quais regressa este ano com o seu formato a solo.
DJ SUJAILA, nascida entre arranha-céus e praias, SUJAILA é a DJ embaixadora de Benidorm por excelência. Depois de uma pausa no seu trabalho como engenheira em 2021, decidiu entrar pela primeira vez numa cabine de DJ e em muito pouco tempo conseguiu levar os seus sets a locais de renome como o Razzmatazz (Barcelona), Sala Caracol (Madrid), La Machine du Moulin Rouge (Paris) ou Marmarela (Alicante), entre outros. Nas suas sessões toca rkt, reggaeton, dembow, guaracha e êxitos eletrônicos combinados com pequenas doses de “flow 2000” e edições de bollywood que não deixam ninguém indiferente.
Esta atividade realiza-se com o apoio de Ibermúsicas através da linha de ação Ajudas ao sector musical para a programação Ibero-Americana.
Domingo 18 de junho 20:30 h. Sala La Nau (Poblenou) C. d’Àlaba, 30, 08005, Barcelona, Espanha