O novo CD “Sonatas y Tríos de Luis Misón (1727-1766)”, gravado por La Fontegara/Kraemer em janeiro de 2022 no Teatro Carlos III em El Escorial (Espanha), é apresentado pelo selo espanhol Lindoro, dirigido por José María Valverde. A Edição Crítica (com um estudo musicológico introdutório de María Álvarez-Villamil e María Díez Canedo) é publicada pelo Instituto Complutense de Ciencias Musicales, sob a direção do musicólogo Álvaro Torrente Sánchez-Guisande. Tem como objetivo cumprir a dupla função de dar a conhecer seis obras inéditas de Luis Misón: três sonatas (para flauta com baixo) e três trios (flauta ou violino, violino e baixo), além de contribuir para o conhecimento e a divulgação do repertório de flauta da segunda metade do século XVIII.
Esse projeto foi o ponto culminante de anos de pesquisa da musicóloga espanhola Dra. María Álvarez-Villamil, que descobriu essas obras no arquivo privado da Casa de Navascués, Navarra, em colaboração com a flautista María Díez Canedo, especialista no compositor e flautista Luis Misón, famoso e muito apreciado em seu tempo, mas injustamente esquecido em nosso tempo.
Como pano de fundo, em 2017 o conjunto La Fontegara gravou a Sonata em Lá menor de Misón para flauta e baixo contínuo – descoberta por Díez-Canedo em um manuscrito musical no Arquivo Histórico do Museu Nacional de Antropologia e História, Cidade do México – no CD Arca de Música, Instrumental Music in New Spain, vol. 2 (Meridian Records UK/Apoyo a Proyectos de Coinversiones Culturales, FONCA).
As primeiras referências a Luis Misón, oferecidas por Subirá, traçam um perfil claro do compositor, no qual se destacam suas habilidades como flautista e oboísta. Essas habilidades lhe renderam uma posição como instrumentista na Capela Real e compositor na Casa de Alba, além de participar das funções reais em San Ildefonso, Aranjuez e El Pardo a partir de 1738, acompanhando Farinelli na câmara real e fazendo parte da orquestra do Coliseo del Buen Retiro. Elogiado por seus contemporâneos: Iriarte, Samaniego e Cadalso, entre outros, ele adquiriu uma grande reputação como tonadillero. Até os últimos anos, apenas uma pequena amostra de sua obra instrumental havia sido encontrada. As obras que compõem este programa são fontes únicas do compositor, preservadas em uma coleção particular pertencente a uma família em Navarra, o que nos dá uma visão em primeira mão do estilo versátil de Misón.
Apresentação da Edição Crítica e do disco compacto “Sonatas y tríos de Luis Misón (1727-1766) para flauta, violino e baixo”. Livro publicado pelo ICCMU (Instituto de Ciencias Musicales de la Universidad Complutense de Madrid, 2023); edição da Dra. María Álvarez-Villamil e da Dra. María Díez-Canedo. Interpretação de obras de La Fontegara México: Eunice Padilla, María Díez-Canedo, Eloy Cruz e Rafael Sánchez Guevara e a colaboração do violinista Manfredo Kraemer. CD, etiqueta Lindoro, Madrid, 2023. Participantes na apresentação da Edição Crítica: Dr. Álvaro Torrente Sánchez-Guisande (Diretor do ICCMU, Universidade Complutense), Dra. María Álvarez-Villamil (ICCMU), Mtro. José María Martín Valverde (diretor da etiqueta Lindoro) e Dra. María Díez Canedo (Faculdade de Música, UNAM).
A agrupação La Fontegara foi vencedora das Ajudas para a Circulação 2022 do Programa Ibermúsicas.
28 de setembro, 19h, Festival de la Ribera Alta (FestRibAlt 2023), Cintruénigo, Navarra, Espanha
https://spatial.io/s/FestRibVerso-633bf37f64a91d000108d269