La Cumparsita” chega na versão de Leonel Gasso com LonjaTangó

Este arranjo musical e a peça audiovisual que o acompanha são o resultado emotivo e procurado da vontade de um jovem artista uruguaio de deixar uma marca diferente, com a honestidade de mostrar o valor do seu trabalho e o objetivo de manter vivo um legado.

 

“La Cumparsita” foi o primeiro tango que Leonel Gasso conheceu, cujo pai, também bandoneonista, ganhava a vida tocando-o em diferentes cidades do interior profundo.

 

Para além de ser uma das peças mais tocadas na história da música, é um verdadeiro símbolo da identidade uruguaia. O compositor desta peça, declarada Património Imaterial da Humanidade em 2009, foi o uruguaio Gerardo Matos Rodríguez. Foi estreada em 19 de abril de 1917 pela orquestra argentina de Roberto Firpo em La Giralda, em Montevideu. O chamado tango dos tangos tem 106 anos, mais de 1200 variações e, embora originalmente não tivesse letra, pode ser ouvido em japonês, italiano, inglês, guarani, quechua, vietnamita e português. Depois de ser gravada por várias formações, geração após geração, tornou-se o hino mundial do tango.

 

LonjaTangó nasceu da fusão de duas paixões musicais rioplatenses: o tango e o candombe. O bandoneon e o vibrafone, instrumentos únicos, ambos europeus, propõem a originalidade desta fusão, não só em termos musicais mas também em termos selectivos em relação ao timbre: a cor única de ambos os instrumentos, que, juntamente com os tambores, geram uma sonoridade única.

 

Leonel Gasso, natural de Florida (Uruguai), mudou-se para a Argentina ainda muito jovem para estudar música. Mais tarde, na Escola Municipal Vicente Acone, conheceu Maxi Nathan, especialista em vibrafone e membro da Orquestra Sinfónica de Sodré. Atualmente está na Europa, em plena pesquisa e movimento, em busca de novos horizontes e novos músicos ligados ao jazz para viver a experiência ao vivo, sem seguir caminhos ou conselhos estipulados e encontrar o momento certo para tomar iniciativas.

 

Este grupo é composto por Leonel Gasso – Arranjos, composição e bandoneon; Maximiliano Nathan – Vibrafone;

Fernando Núñez – Tambor chico; Victoria Bonanatta – Tambor piano; Fernanda Bértola – Tambor repique; Juan Pablo Szilaygi – Contrabaixo.

 

Este material foi realizado graças ao apoio do Ibermúsicas.

 

 

Lançamento: sexta-feira, 20 de outubro, em todas as plataformas digitais